Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo! Boas Festas! Muitas realizações em 2010!



Com um grande abraço, são os votos que faço aos frequentadores deste Blog. Sejam todos muito felizes! Antonio Carlos.

Noções de Economia: Fundamentos de Microeconomia ( Estruturas de Mercado)

Concorrência perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística, Oligopólio. Vamos aprender um pouco mais de Economia.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Curso de Inglês: 2ª aula - Present Continuos e 3ª aula - The Past of To Be.

Segue o nosso curso "emergencial" de Língua Inglesa.

Presente Continuos



The Past of To Be



Como diriam os franceses, Bon travail !!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Curso de Inglês: 1ª Aula - Basic Structures

Esta postagem atende alguns pedidos materializados tanto através dos comentários dos leitores, quanto por remessa de e-mail. Não era a minha intenção inicial fazer postagens sequenciais de uma mesma disciplina às vésperas do concurso. A nova fase do nosso Blog, que iniciar-se-á imediatamente após a prova do TPS (24 de janeiro de 2010) seria uma data mais adequada. O Curso que iniciamos abaixo é bastante simples, composto por 24 lições, e voltado para candidatos aos diversos vestibulares. Mas obedece a um método, a uma sequência que é importante para os que buscam o aprendizado instrumental da Língua Inglesa. Após fevereiro, irei fazer a postagem de um Curso de Inglês maior e mais adequado. Previstas ainda estão as postagens de Cursos de Francês e Espanhol (nível básico). Contudo, continuo a sustentar o que escrevi abaixo, no Roteiro de estudo para a Língua Portuguesa ( como lembrança), o melhor a fazer é procurar inicialmente um curso 'sério' de idiomas, e após o esgotamento do que ele poderá oferecer, contar com a ajuda de um professor especialista no tipo de preparação requerida pelo CAD. E isto demanda tempo.

Basic Structures



Por hora, juntamente com o curso que postarei, faço a sugestão do uso do livro Inglês Passo a Passo, de um Dicionário Inglês-Português e de uma Gramática da Língua Inglesa. A leitura comparativa de obras (priorize as obras sugeridas no Guia de Estudos do Concurso!) em Inglês com as suas traduções editadas em Língua Portuguesa poderá ser uma boa pedida. Um abraço a todos. Antonio Carlos

Noções de Economia: 2. Fundamentos de Microeconomia

Esta vídeo-aula trata da Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado. Abaixo segue um exercício para resolução.



EXERCÍCIO PROPOSTO
Um empresário encomendou uma pesquisa para descobrir como se comporta o mercado de chocolate. O economista contratado forneceu a ele as expressões da curva de oferta e de demanda. Hipoteticamente, seja a demanda dada pela função D=16-2p (D é a quantidade demandada de chocolate e p é o preço) e a oferta, por S=4p+4 (S é a quantidade ofertada de chocolate). Agora o empresário conta com sua ajuda para responder o seguinte:

a) Qual o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade?
b) Se o preço for fixado em R$3,00, haverá excesso de oferta ou de demanda? Quantifique.

Responda no espaço reservado aos comentários.

Noções de Economia: Iniciando o Estudo da Economia

Olá! Conforme sugerido por alguns dos nossos colegas/leitores, segue a primeira vídeo-aula de Noções de Economia. Trata-se do início do estudo, onde aparecem aspectos da matéria como Curva de Possibilidade de Produção, Custo de Oportunidade e Sistemas Econômicos. Uma complementação adequada seria utilizar a Introdução à Economia, do Mankiw, cap. 1 e 2. Postarei em breve alguns exercícios referentes a este vídeo. Bom estudo! Seu comentário será muito importante!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Nossas próximas postagens: SUGESTÕES??

Olá, Pessoal! O dia do Concurso se aproxima. A ansiedade das Festas de Fim de Ano sempre tomam algum tempo, e acho até bom, pois ajuda a quebrar a rotina. Não farei o próximo Concurso. Mas estou aqui para ajudá-los naquilo que for possível, dentro do meu tempo cada vez mais escasso...
O objetivo maior desse espaço é caminharmos juntos na escabrosidade desse carreiro que é o CAD. Mas iremos sempre procurar fazer essa caminhada com serenidade, e lembrando que o foco principal aqui é democratizar o conhecimento. Não acredito em ações afirmativas baseadas em critérios racialistas, como diria o Prof. Demétrio Magnoli, cujos posicionamentos acerca desse tema eu respeito muito. Entendo a segregação/discriminação em nosso País como algo fundado em critérios sociais, e defendo que a pobreza é o grande empecilho a ser combatido.
Nosso humilde Blog, aproveitando dos avanços da inclusão digital, se propõe a disponibilizar material didático que julgo poderá ser bastante útil. Se o objetivo maior é caminharmos juntos, um dos objetivos secundários é prestigiar as disciplinas do Teste de Pré-Seleção, respeitando o nível de exigência dessa fase do concurso.
Em atenção a essa proposta, foram postadas vídeo-aulas, artigos e fichamentos, construídos roteiros de estudo, entre outros.
Tentei responder através de e-mail, ou manter diálogo por meio de conentários após postagens.
Possuo algum material que poderia ainda ser útil nos próximos dias, para o TPS. Acredito que priorizamos a História Contemporânea e do Brasil, a Geografia, a Língua Portuguesa, as Noções de Direito. Fiz apenas uma postagem de Noções de Economia, e nenhuma de Política Internacional ou de Língua Estrangeira. A maioria do material que disponho em termos de Política Internacional são fichamentos ou sínteses de livros da Bibliografia do CAD. Teriam que ser digitados, já que (sou do tempo da máquina de escrever...vocês já ouviram falar nelas?rs.)ainda tomo meus apontamentos no papel.

Há um ditado no Futebol que diz: "quem pede (a bola) recebe, quem se desloca, tem a preferência !"

Dessa forma, deixo abaixo o espaço de comentários, para saber daquilo que mais precisam. Vídeo-aulas de noções de Economia? Algo sobre Política Internacional? Vídeo-aulas de Inglês? Aguardo então as sugestões, com um abraço a todos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vídeo-Aula de História do Brasil: 7. Redemocratização

Com esta postagem, terminamos as vídeo-aulas de História do Brasil. As páginas finais da História Concisa do Brasil tratam dos temas dessa vídeo-aula. Fazer a chamada História do Tempo Presente não é propriamente trabalho para historiadores, e a escrita desses fica cada vez mais parecida com a do jornalista. Onde o livro de História acaba, fica evidente a necessidade de acompanhar a imprensa diária, de boa qualidade. Faço votos de bons estudos a todos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vídeo-Aula de História do Brasil: 6. Regime Militar

Complementando: em História Concisa do Brasil, de Boris Fausto, você encontrará, entre as páginas 257 e 310, os subsídios para substanciar seu estudo sobre este período (1964-1984). Lembrando sempre que em um Concurso dessa natureza, com várias fases, é importante o conhecimento de todas as matérias, inicialmente para atingir a nota de corte do Teste de Pré-Seleção (TPS).

sábado, 5 de dezembro de 2009

Vídeo-Aula de História do Brasil: 5. Período Democrático

É interessante consultar nossa sugestão no roteiro de estudo de História do Brasil. Partir do geral para o específico. Esta é a proposta de iniciar o estudo da História do Brasil pelo texto do Boris Fausto. Neste sentido, o objeto do vídeo abaixo encontra-se entre as páginas 219 e 256 de História Concisa do Brasil, de Boris Fausto, livro que, como é sabido de todos, integra o elenco de obras sugeridas pelo IRBr para o CAD.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vídeo-Aula de História do Brasil: 4. A Era Vargas.

Vamos prosseguir com História do Brasil. Para aqueles que desejarem, e recomendo que o façam, a sugestão é a leitura de História Concisa do Brasil, de Boris Fausto. O Cap 4. A "Era Vargas" ou O Estado Getulista (1930 - 1945) encontra-se da pag. 185 à pag. 217. Então, bom estudo!

Vídeo-Aula de Língua Portuguesa: 10. Expressões que apresentam dificuldade.

Com esta postagem, encerramos a série de vídeo-aulas de Língua Portuguesa. As vídeo-aulas serão o suficiente para um concurso da natureza do CAD? Certamente não. Devem ser vistas porém como uma contribuição substancial ao aprendizado da nossa Língua. Devem ser complementadas com a utilização de uma boa Gramática (veja a indicação em nossos roteiros de estudo) que poderá ser adquirida usada, como sugestão, junto à Estante Virtual por módicos R$10,00... Com esse aparelhamento, uma boa dose de exercícios e muita força de vontade, é possível realizar uma boa prova. O resto é aperfeiçoamento. Bom estudo a todos.

Língua Portuguesa: 9. Pontuação

Pontuação é questão certa. Então vamos aprender as regrinhas.