Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



domingo, 19 de abril de 2009

Dicas para o estudo eficaz


Como pude perceber, pelas dúvidas que foram sendo encaminhadas, o conteúdo desta obra do William Douglas poderá ser muito útil. Tive contato com este texto há cerca de ano e meio, em livro emprestado por um colega de trabalho. Trata-se do “Guia de Aprovação em Provas e Concursos".Autor: William Douglas. O conteúdo abaixo foi a síntese resultante da leitura.

- Conhecendo suas qualidades e defeitos: liste suas qualidades e seus defeitos. Aprenda a se conhecer melhor. Quais são os fatores externos considerados positivos a você? (segurança no emprego atual?... E os fatores negativos? ( atenção e saídas constantes com os filhos...).

- Dica importante do autor: Faça revisões semanais ou mensais. Fazer simulados (sobretudo provas anteriores), e rever os pontos que não foram acessados.

Sobre o Cérebro:
Aguce seu interesse pelas matérias. A partir da constatação da sua utilidade (estudo de línguas, tanto do português, quanto das línguas estrangeiras, etc..), programe o sistema límbico do anímico e da aquisição de uma “verdadeira paixão pelas matérias”;
Deixe sempre claro sobre a futura utilização do dado, dos conhecimentos adquiridos para que o cérebro queira memorizá-los.
Fixação e Manutenção das informações:
- perenização e manutenção das informações. Perenização dos registros: se dá pela indicação da utilidade do mesmo, o que ocorre pela boa fixação, que é conseguida pela utilização de técnicas e de associações da rede neural.. Recuperar informações rapidamente depende de: prática, treino, execução (releitura dos apontamentos, antes de prosseguir nos estudos).
Complementar, fazer redações e muitas questões (treino da memória) simuladas. Saber transmitir as idéias e conhecimentos.

Guardar informações a Longo Prazo
Ao estudar, enviar ao cérebro a importância do assunto estudado. Fazer resumos e revê-los periodicamente. Procurar relacionar os novos conhecimentos com aqueles já aprendidos.
Etiquetação Mental
Fixar bem o tema tratado, o índice, a capa, etc... Fazer leitura e releituras: fazer uma pré-leitura (índice, tópicos e idéias principais). Ler o texto com calma e depois relê-lo dando maior atenção aos pontos relevantes.

Técnicas básicas para o estudo eficaz
- a motivação; o amor à matéria; a curiosidade, a acuidade; e a “Agregação Cíclica”.
1ª fase: olhar o todo. Os princípios de cada matéria, fórmulas (ler livros resumidos, esquemas e índices de livros que sejam um pouco mais complexos)
2ª fase: desagregação. Transformando a sensação de confusão e dúvida em curiosidade.
3ª fase: primeiros encaixes (como um quebra-cabeças): o crescimento inicia em progressão aritmética para com o tempo passar p/ progressão geométrica, acelerar e “explodir”, fruto do persistente trabalho.
4ª fase: quanto mais se agrega conhecimento, mais fácil será agregar mais. Mas prestar atenção ao que está fazendo, absorvendo-se no trabalho ( concentração)
5ª fase: sucesso e próximos objetivos.

Ao estudar, fazer resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore. Estudar a matéria, reler os resumos, antes de começar a estudar a próxima matéria. Quando o número de resumos se tornar muito grande, reler apenas os 4 últimos. Após, fazer revisão periódica pelos resumos.

Estudo por fases. Ler um livro de cada matéria, à escolha, o mais geral possível. Estabelecer metas finais, mas também objetivos intermediários. (Comer o “mingau” pelas beiradas...)

Tentar conjugar e colher os benefícios do estudo. Só; em grupos; em aulas e cursos específicos para concursos.

Fazer revisões da matéria (periódicas)
- ler e muito bem o edital, buscando mentalizar o valor e a importância dos assuntos p/ alcançar o objetivo e criar uma curiosidade profunda e sincera de conhecer e entender cada um daqueles temas. As provas dos últimos concursos são uma excepcional fonte de informação. Faça as provas antigas simulando o tempo e o material que o edital permite. Adquire-se a experiência dos veteranos.Provas: uma por semana a duas por mês.

O que “cai” em concursos. Existe uma estrutura lógica, que compreende o fim, as necessidades e atividades do cargo. Ver as questões que sempre caem, e as que dificilmente aparecem. Ver as questões que caíram há pouco tempo, os assuntos do momento, a História pregressa, o raciocínio dos examinadores. Dicas: todo o material impresso produzido pelo Órgão e pelos examinadores é uma excelente dica.
Os assuntos do momento tem grande chance de serem perguntados. Ver em um grupo de 10 provas anteriores, os assuntos repetidos em 5. São os assuntos “quentes”. Assuntos que caem pouco e não foram perguntados em dois ou três concursos, tem chances de serem repetidos.

Ambiente interno (corpo e mente) e externo (alimentação, silêncio, telefone, visitas)
Após os intervalos (quando a concentração começa a cair), intervalos de no máximo 15 minutos, voltar e fazer a revisão daquilo que se estudou. É um repasse da matéria que permite recomeçar do nível de entendimento no qual se parou.

Aprender a fazer provas, fazendo.
Fazer provas simuladas e reais (com tempo marcado). Resolver mais questões, se permitindo um tempo maior (p/ acostumar o organismo a uma maior concentração). À medida que a data do concurso se aproximar, fazer as provas em condições de tempo iguais (quanto ao nº de questões e tempo) às do concurso.
Provas se realizam com: - simplicidade; objetividade (responda ao que for perguntado).

Vésperas de Prova!
Dia Zero (véspera): começa com a decisão de ter sucesso no concurso. É o conjunto de procedimentos direcionados à obtenção de rendimento e resultados satisfatórios.
Proximidade da Prova (véspera 2): mês ou semana (depende da quantidade de matéria). Ocasião para revisões e simulados. Utilize os resumos, os mapas mentais e esquemas preparados durante o estudo. Dar atenção aos seus princípios básicos. Obter provas de concursos anteriores, desde que com gabarito. Simular inclusive a hora da prova: hora do início e término).
Um ou dois dias antes da prova (véspera 3): Não discuta nas vésperas. O próximo sempre tem razão. Evite alterar seu estado emocional. Evite estudar na véspera 3, mas se não suportar ficar sem estudar, estude de forma leve, descanse e durma cedo. Mentalizar imagens positivas de tranqüilidade e de calma, para na hora da prova lembrar-se da matéria. Respirar com calma – estado “alfa” para o cérebro.

Observações úteis depois da prova.
Relaxar um pouco. Depois... ver o resultado. Recorrer se for o caso. Refazer a prova faz fixar a matéria na mente para o resto da vida. E os assuntos se repetem nas provas seguintes. Corrija a prova. Analisar a prova e as próprias respostas é excelente instrumento de aperfeiçoamento.

Resumo para a prova

“Ate” “cair” “foi” “legal”, “administrei”, “revi” e “descansei”, onde:

“Ate”: corresponde a: atitude e atenção. Acima de tudo: calma, acuidade e manter o foco no objetivo.
“cair”: corresponde a calma e tranqüilidade.
“foi”: corresponde a foco.
“legal”: corresponde as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção.
“administrei”: corresponde a administrar o tempo e administrar o que não sabe. Fazer a prova por matéria, iniciando pela que mais domina. E dentre estas as questões que sabe. Na 2ª passada, por matérias, resolva as outras, para ter chance de corrigir as questões a tempo.
“revi” corresponde a: revisões 1 e 2: a revisão 1 serve para conferir se respondeu todos os itens de uma questão múltipla. A revisão 2 é a correção da prova na hora da confecção (se tiver tempo), controlar a comichão de candidato e assumir o papel mental de examinador.
“descansei” corresponde a: intervalos, situação e atitude.


Bom, pessoal. Era isto. Espero que esta síntese os ajude. Procurem levar a sério estas dicas, pois o William Douglas é o bam, bam, bam dos concursos. E quem estiver mais interessado, sugiro a leitura do livro na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário