Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 19 de dezembro de 2009

Nossas próximas postagens: SUGESTÕES??

Olá, Pessoal! O dia do Concurso se aproxima. A ansiedade das Festas de Fim de Ano sempre tomam algum tempo, e acho até bom, pois ajuda a quebrar a rotina. Não farei o próximo Concurso. Mas estou aqui para ajudá-los naquilo que for possível, dentro do meu tempo cada vez mais escasso...
O objetivo maior desse espaço é caminharmos juntos na escabrosidade desse carreiro que é o CAD. Mas iremos sempre procurar fazer essa caminhada com serenidade, e lembrando que o foco principal aqui é democratizar o conhecimento. Não acredito em ações afirmativas baseadas em critérios racialistas, como diria o Prof. Demétrio Magnoli, cujos posicionamentos acerca desse tema eu respeito muito. Entendo a segregação/discriminação em nosso País como algo fundado em critérios sociais, e defendo que a pobreza é o grande empecilho a ser combatido.
Nosso humilde Blog, aproveitando dos avanços da inclusão digital, se propõe a disponibilizar material didático que julgo poderá ser bastante útil. Se o objetivo maior é caminharmos juntos, um dos objetivos secundários é prestigiar as disciplinas do Teste de Pré-Seleção, respeitando o nível de exigência dessa fase do concurso.
Em atenção a essa proposta, foram postadas vídeo-aulas, artigos e fichamentos, construídos roteiros de estudo, entre outros.
Tentei responder através de e-mail, ou manter diálogo por meio de conentários após postagens.
Possuo algum material que poderia ainda ser útil nos próximos dias, para o TPS. Acredito que priorizamos a História Contemporânea e do Brasil, a Geografia, a Língua Portuguesa, as Noções de Direito. Fiz apenas uma postagem de Noções de Economia, e nenhuma de Política Internacional ou de Língua Estrangeira. A maioria do material que disponho em termos de Política Internacional são fichamentos ou sínteses de livros da Bibliografia do CAD. Teriam que ser digitados, já que (sou do tempo da máquina de escrever...vocês já ouviram falar nelas?rs.)ainda tomo meus apontamentos no papel.

Há um ditado no Futebol que diz: "quem pede (a bola) recebe, quem se desloca, tem a preferência !"

Dessa forma, deixo abaixo o espaço de comentários, para saber daquilo que mais precisam. Vídeo-aulas de noções de Economia? Algo sobre Política Internacional? Vídeo-aulas de Inglês? Aguardo então as sugestões, com um abraço a todos.

9 comentários:

  1. Olá, Antonio Carlos. Todos os materiais que você disponibiliza generosamente são úteis; mas já que nos deu a possibilidade de escolher, digo que as vídeo aulas de economia e sobre política internacional seriam muito bem-vindos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Antônio,
    Concordo com a Andréa.
    Uma breve revisão de aulas de economia e política internacional são sempre bem vindas!
    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog e solidariedade para com todos os candidatos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Caros Andréa e Renato. Agradeço as palavras gentis. Seus votos já foram computados! Então pessoal, está 2X0 a favor das vídeo aulas de noções de economia e política internacional!!! Então vamos comparecer, colegas. Façam suas escolhas. Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Ali, no lugar de "bem-vindos", por favor, leiam "bem-vindas". Escapou. Abraços. Andréa

    ResponderExcluir
  5. Ah! Você andou assistindo o vídeo de concordância nominal, não é mesmo, Andréa? (rs,rs,rs). É sempre bom manter o alto astral. E voltamos ao trabalho... Bom estudo para vocês. Tchau, Andréa. Abraço. Antonio.

    ResponderExcluir
  6. aulas de noçoes de Economia e Inglês. Não consegui encontrar aulas de inglês parao MRE.
    Para mim as festas de fim de ano atrapalham. Tenho dificuldade de concentração principalmente se o ambiente, não é propício.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, Verônica. Nova por aqui? Tudo bem, postarei também o Inglês, que estava pensando em guardar para postagem em doses "homeopáticas", depois do dia 24 de Janeiro de 2010. Mas não é nada assim digamos, sofisticado. São vídeo-aulas nível mediano, para dar aquele "impulso inicial". O nosso "top" é aproximar da nota de corte do Teste de Pré-Seleção. Nosso "público-alvo", nossos colegas de estudos integram um universo majoritário daqueles que estão fora das salas dos cursinhos especializados, Ok? Em virtude da questão posta sobre concentração, não se preocupe, pois mesmo aqueles que dizem estar concentrados em ambientes pouco propícios, na verdade renderiam muito mais, se os ambientes em questão estivessem tranquilos. Um grande abraço. Antonio.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Sou, na melhor das hipóteses, um azarão. Fiz a inscrição praticamente no último dia, ainda não li os livros(nem todos tenho, ainda) e somente antes de ontem descobri esse ótimo blog. Agradeço pelas inúmeras dicas, resumos e vídeo-aulas e desejo a todos um excelente 2010 e que tantos esforços sejam bem recompensados.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Agradeço todas as manifestações, que me surgem como sinceras em relação ao trabalho deste Blog. Nosso esforço também, testemunho, é sincero. E nossa proposta é auxiliar com a experiência da vivência acadêmica, naquilo que for preciso para que o maior número possível possa direcionar-se adequadamente para enfrentar esta empreitada que é o CAD. Um abraço a todos. Antonio.

    ResponderExcluir