Relação de Inscritos no ED de Noções de Economia: Nome como seguidor/ Cidade/UF
Camila / São Paulo – SP;Bruno / Curitiba-PR;ideiarosa/Londrina-PR;Carliany / São Paulo-SP; Arthur / São Bernardo do Campo – SP; betacv/Porto Alegre-RS; Eduardo Constantini/ São Paulo SP; Tatiane / São Paulo-SP; Larissa /Paris – França; Petrucio&Samara / Brasília – DF; Neilimar /Palmas-To; Tatigomes / Porto Alegre-RS; Rute Nicoleti / Taubaté-SP; Paula/ Campinas-SP; Deginaldo/ Recife-PE; Daniel Gomes - Petrópolis e Rio de Janeiro/RJ; Saulo San / Vitória-ES; jurandi/Feira de Santana –BA; Alessandra /Curitiba-PR; Luciana /São José do Rio Preto – SP; Letícia Rodrigues / Belo Horizonte; Vanessa Pedro/Niterói-RJ; Maria/Porto Alegre-RS; Valnen Cunha/ São Paulo-SP; Daniela/ Cuiabá-MT; Renzo Castelan/ Vitória – ES; Thais Mello/ Vitória-ES
Parabéns a todos vocês pela coragem e desprendimento de se lançar ao objetivo. Agora, pessoal, vamos estudar, e acreditar. As atividades iniciais estão abaixo: assistir vídeo-aulas, ler e fichar as lições. Remeti para o e-mail de vocês alguns textos, já que nos encontramos no final de abril e teremos maio e um junho atípico, pois com Copa do Mundo. Então aqueles que já conseguiram finalizar as leituras abaixo e tomar os apontamentos, poderão complementá-las com os textos em formato PDF enviados. Caso queiram fazer observações, sugiro que utilizem o espaço comentários ao final desta postagem, mas caso prefiram, poderão utilizar o e-mail. Um abraço a todos!
Camila / São Paulo – SP;Bruno / Curitiba-PR;ideiarosa/Londrina-PR;Carliany / São Paulo-SP; Arthur / São Bernardo do Campo – SP; betacv/Porto Alegre-RS; Eduardo Constantini/ São Paulo SP; Tatiane / São Paulo-SP; Larissa /Paris – França; Petrucio&Samara / Brasília – DF; Neilimar /Palmas-To; Tatigomes / Porto Alegre-RS; Rute Nicoleti / Taubaté-SP; Paula/ Campinas-SP; Deginaldo/ Recife-PE; Daniel Gomes - Petrópolis e Rio de Janeiro/RJ; Saulo San / Vitória-ES; jurandi/Feira de Santana –BA; Alessandra /Curitiba-PR; Luciana /São José do Rio Preto – SP; Letícia Rodrigues / Belo Horizonte; Vanessa Pedro/Niterói-RJ; Maria/Porto Alegre-RS; Valnen Cunha/ São Paulo-SP; Daniela/ Cuiabá-MT; Renzo Castelan/ Vitória – ES; Thais Mello/ Vitória-ES
Parabéns a todos vocês pela coragem e desprendimento de se lançar ao objetivo. Agora, pessoal, vamos estudar, e acreditar. As atividades iniciais estão abaixo: assistir vídeo-aulas, ler e fichar as lições. Remeti para o e-mail de vocês alguns textos, já que nos encontramos no final de abril e teremos maio e um junho atípico, pois com Copa do Mundo. Então aqueles que já conseguiram finalizar as leituras abaixo e tomar os apontamentos, poderão complementá-las com os textos em formato PDF enviados. Caso queiram fazer observações, sugiro que utilizem o espaço comentários ao final desta postagem, mas caso prefiram, poderão utilizar o e-mail. Um abraço a todos!
Após o mês de junho, serão postados exercícios baseados em provas anteriores.
Estudo Dirigido de Noções de Economia:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
....................................
Macroeconomia: 2.1. Contabilidade Nacional. Os conceitos de Produto e Renda interna, Produto e Renda Nacional, Renda Disponível Bruta, Poupança Bruta Doméstica e capacidade ou necessidade de Financiamento Externo. Conceitos e cálculo do Déficit Público. A Conta de Balanço de Pagamentos: estrutura e cálculo do resultado do balanço. Números Índices. Deflator Implícito e Índices de Preço ao Consumidor.
....................................
Leitura Básica: MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Capítulos 23, Medindo a Renda Nacional; Cap 24, Medindo o Custo de Vida; Cap 25, Produção e Crescimento.
Materiais de Apoio: 1. Vídeo-Aulas nº 4,5 e 6 (ver marcadores vídeo-aula noções de economia) postadas nos meses de dezembro 2009 e janeiro 2010;
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.
Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
1) Leitura dos textos;
2) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos conceitos e das operações referidas no item 2.1 reproduzido acima.
************************************************************************************
Estudo Dirigido de Noções de Economia:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
....................................
Macroeconomia: 2.1. Contabilidade Nacional. Os conceitos de Produto e Renda interna, Produto e Renda Nacional, Renda Disponível Bruta, Poupança Bruta Doméstica e capacidade ou necessidade de Financiamento Externo. Conceitos e cálculo do Déficit Público. A Conta de Balanço de Pagamentos: estrutura e cálculo do resultado do balanço. Números Índices. Deflator Implícito e Índices de Preço ao Consumidor.
....................................
Leitura Básica: MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Capítulos 23, Medindo a Renda Nacional; Cap 24, Medindo o Custo de Vida; Cap 25, Produção e Crescimento.
Materiais de Apoio: 1. Vídeo-Aulas nº 4,5 e 6 (ver marcadores vídeo-aula noções de economia) postadas nos meses de dezembro 2009 e janeiro 2010;
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.
Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
1) Leitura dos textos;
2) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos conceitos e das operações referidas no item 2.1 reproduzido acima.
************************************************************************************
Relação de Inscritos no ED de Política Internacional: Nome como seguidor/ Cidade/UF
Igor Weine/Fortaleza-CE;Bruno / Curitiba-PR;ideiarosa/Londrina-PR;Carliany / São Paulo-SP; Arthur / São Bernardo do Campo – SP; betacv/Porto Alegre-RS; Eduardo Constantini/ São Paulo SP; Tatiane / São Paulo-SP; Larissa /Paris – França; Petrucio&Samara / Brasília – DF; Tatigomes / Porto Alegre-RS; Rute Nicoleti / Taubaté-SP; Paula/ Campinas-SP; Deginaldo/ Recife-PE; Daniel Gomes - Petrópolis e Rio de Janeiro/RJ; Saulo San / Vitória-ES; jurandi/Feira de Santana –BA; Alessandra /Curitiba-PR; Luciana /São José do Rio Preto – SP; Letícia Rodrigues / Belo Horizonte; Vanessa Pedro/Niterói-RJ; Maria/Porto Alegre-RS; Valnen Cunha/ São Paulo-SP; Daniela/ Cuiabá-MT; Renzo Castelan/ Vitória – ES; Thais Mello/ Vitória-ES
Mais uma vez, parabenizo a todos vocês que estão, como eu, lutando pelos seus sonhos. E é sempre bom lembrar que o sonho sonhado junto, é mais fácil de ser realizado. E o nosso investimento, caros colegas, será estudar, e como já disse acima, acreditar. As atividades iniciais estão abaixo: leitura e fichamento dos capítulos. Remeti para o e-mail de vocês alguns textos em formato PDF, entendendo que alguns colegas já estão próximos de finalizar as leituras e apontamentos propostos. A idéia central então, seria complementá-las com os textos em formato PDF enviados. Caso queiram fazer observações, sugiro que utilizem o espaço "comentários" ao final desta postagem, mas caso prefiram, poderão utilizar o e-mail. Um abraço a todos!
Estão animados? Então, após o mês de junho, começaremos com as questões propostas.
Estudo Dirigido de Política Internacional:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
..........
5. A política externa norte-americana e relações com o Brasil.
..........
Leitura Básica: PECEQUILO, Cristina Soreanu. A Política Externa dos Estados Unidos.Porto Alegre: UFRGs, 2003. Leitura da obra completa.
Materiais de Apoio: 1. CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007. Cap 9. Brasil e Estados Unidos: a parceria estratégica.
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.
Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
3) Leitura dos textos;
4) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos fundamentos da ação internacional dos Estados Unidos, buscando conhecer os objetivos que sempre estiveram presentes na agenda dos formuladores da política externa norte-americana. Identificar os elementos do padrão histórico Norte-Americano. Analisar as relações bilaterais mantidas entre Brasil e Estados Unidos com ênfase no período compreendido entre 1930 e 1989.
Igor Weine/Fortaleza-CE;Bruno / Curitiba-PR;ideiarosa/Londrina-PR;Carliany / São Paulo-SP; Arthur / São Bernardo do Campo – SP; betacv/Porto Alegre-RS; Eduardo Constantini/ São Paulo SP; Tatiane / São Paulo-SP; Larissa /Paris – França; Petrucio&Samara / Brasília – DF; Tatigomes / Porto Alegre-RS; Rute Nicoleti / Taubaté-SP; Paula/ Campinas-SP; Deginaldo/ Recife-PE; Daniel Gomes - Petrópolis e Rio de Janeiro/RJ; Saulo San / Vitória-ES; jurandi/Feira de Santana –BA; Alessandra /Curitiba-PR; Luciana /São José do Rio Preto – SP; Letícia Rodrigues / Belo Horizonte; Vanessa Pedro/Niterói-RJ; Maria/Porto Alegre-RS; Valnen Cunha/ São Paulo-SP; Daniela/ Cuiabá-MT; Renzo Castelan/ Vitória – ES; Thais Mello/ Vitória-ES
Mais uma vez, parabenizo a todos vocês que estão, como eu, lutando pelos seus sonhos. E é sempre bom lembrar que o sonho sonhado junto, é mais fácil de ser realizado. E o nosso investimento, caros colegas, será estudar, e como já disse acima, acreditar. As atividades iniciais estão abaixo: leitura e fichamento dos capítulos. Remeti para o e-mail de vocês alguns textos em formato PDF, entendendo que alguns colegas já estão próximos de finalizar as leituras e apontamentos propostos. A idéia central então, seria complementá-las com os textos em formato PDF enviados. Caso queiram fazer observações, sugiro que utilizem o espaço "comentários" ao final desta postagem, mas caso prefiram, poderão utilizar o e-mail. Um abraço a todos!
Estão animados? Então, após o mês de junho, começaremos com as questões propostas.
Estudo Dirigido de Política Internacional:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
..........
5. A política externa norte-americana e relações com o Brasil.
..........
Leitura Básica: PECEQUILO, Cristina Soreanu. A Política Externa dos Estados Unidos.Porto Alegre: UFRGs, 2003. Leitura da obra completa.
Materiais de Apoio: 1. CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007. Cap 9. Brasil e Estados Unidos: a parceria estratégica.
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.
Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
3) Leitura dos textos;
4) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos fundamentos da ação internacional dos Estados Unidos, buscando conhecer os objetivos que sempre estiveram presentes na agenda dos formuladores da política externa norte-americana. Identificar os elementos do padrão histórico Norte-Americano. Analisar as relações bilaterais mantidas entre Brasil e Estados Unidos com ênfase no período compreendido entre 1930 e 1989.
Nenhum comentário:
Postar um comentário