Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



domingo, 27 de fevereiro de 2011

Roteiro de História do Brasil

História do Brasil

Na elaboração deste roteiro, mantive como focos constantes para chegar na Bibliografia abaixo, os Guias de Estudos e provas anteriores. As provas anteriores, ainda que sofrendo alterações provenientes de mudanças de Banca Examinadora, o que é muito normal acontecer - e pode estar acontecendo neste momento - estão eleitas como nosso centro de gravidade para esse roteiro bibliográfico. E acho que é um bom momento para desmistificar possíveis sugestões da prática de “estadanias” que porventura alguns cursinhos venham a fazer acerca de possuírem entre seus colaboradores quadros do Itamaraty. Bancas Examinadoras, apesar de soberanas, seguem Editais, o que corresponde a dizer que cobranças em Provas terão de estar em sintonia com o Guia de Estudos. No entanto, me parece que a retirada da Bibliografia Sugerida, aumentou a capacidade discriminatória da Banca.
Anteriormente já me referi à pretensão que é o programa de História do Brasil. Não haverá tempo para ler tudo. O Manual do Candidato/História, pode ser acessado no endereço eletrônico www.funag.gov.br ou, em caso de encontrar-se indisponível, ser adquirido em versão impressa na loja virtual do mesmo sítio eletrônico. Poderá ser bastante útil, e dependendo do seu conhecimento de História, até imprescindível.Tenha em mente aquilo que o Manual apresenta em uma de suas páginas iniciais: não se trata de uma apostila, e portanto, por si só, não irá habilitar o candidato com os conhecimentos necessários para a aprovação. Não irei descartá-lo por já ter vivido em diversos lugares do Brasil, e conhecer de perto a carência de Livrarias e Bibliotecas de várias cidades, apesar do advento da INTERNET, que criou as Livrarias e Sebos virtuais.
1. História concisa do Brasil, de Boris Fausto, onde o objetivo será uma revisão preliminar. Acesse após suas leituras, ou antes delas, este mesmo bloguinho. Você encontrará uma série de vídeo-aulas correspondentes a este livro. Vá nos marcadores ´vídeo-aulas História do Brasil’. A sugestão seria fazer os apontamentos em folhas de fichário, seguindo os tópicos do Guia de estudos. Então, quando for aprofundar suas leituras com as obras subsequentes, poderá “encaixar” em seu fichário, dentro dos tópicos, os seus novos apontamentos. Uma observação a fazer seria que, caso não seja possível o acesso a este livro, você poderá optar pelo bom “Trajetória Política do Brasil”, de Francisco Iglesias. Obra bem expositiva, mas que têm sua baliza temporal marcada em 1964, o que vale dizer que os itens 9. e 10 do Programa ficarão em aberto.
2. Depois do Boris Fausto, leia a História da Política Exterior do Brasil, dos professores Amado Cervo e Clodoaldo Bueno. Trata-se de um resumo muito bem feito a quatro mãos, por dois grandes especialistas quando o tema gira sobre política internacional. Se ainda não tiver seu “livro de cabeceira”, adote este.
3. Formação econômica do Brasil, do Celso Furtado. Com este livro você estuda História do Brasil, História Econômica e ainda cobre uma das obras que durante anos foi integrante da bibliografia obrigatória de Língua Portuguesa!. Nosso Blog também disponibilizou, “tabajaramente, de grátis”, a síntese de alguns capítulos deste livro, sobre a Economia do Século XIX.
4. A biografia do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, é leitura incontornável. Rio Branco: biografia pessoal e história política, obra clássica de Álvaro Lins. Você estudará não somente a biografia do Barão, mas também a vida política e social do I e II Reinados, assim como os anos iniciais da República.
6. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai, de Francisco Doratioto. Considero inconteste ser esta a melhor obra sobre a Guerra do Paraguai, evento de tamanha importância que serviu definitivamente para forjar as nacionalidades dos países que integram a Bacia Platina.
7. Brasil, Argentina e Estados Unidos: da tríplice aliança ao mercosul (1870-2003) ,de Luiz Alberto Moniz Bandeira. Além de bastante informativo e didático, o autor conseguiu imprimir um dinamismo satisfatório a este livro. Provavelmente você gostará da leitura, e ao final dela, entenderá porque o Brasil tornou-se o key state da América do Sul, após uma disputa demorada, mas nem sempre morna com os “hermanos” argentinos.
8. História Geral do Brasil, da Maria Yedda Linhares (Org.). Obra coletiva, e um livro tão bom que me lembro de uma colega que hoje Profª Drª em História, passou toda a graduação, lendo basicamente este livro, em uma versão anterior e reduzida... Apesar de gostar mais dos capítulos destinados ao estudo da República, o fato de ter excluído as excelentes obras do José Murilo de Carvalho, fez tornar prioritária a leitura de outros capítulos desta obra. Então a sugestão é a leitura dos capítulos 3., 4., 5., 6., 7., 8., 9.; e 10.

4 comentários:

  1. Adorei as sugestões. O problema é ter dinheiro para comprar todos esses livros! Tem dicas de lugares que posso encontra-los para download? assim imprimo em casa>

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thaís. Dei uma espiadinha no seu Blog. Achei legal. Minha dica para você, que na verdade servirá para todos, são as Bibliotecas Públicas. São lugares normalmente bacanas, porém na era da INTERNET, pouco frequentados. Caso queira adquiri-los, poderá reduzir os custos tentando os livros usados em Sebos, havendo ainda a opção da compra virtual. Expressões de busca no Google poderão levá-la a downloads gratuitos. Ok? Obrigado pelo comentário e sucesso. Antonio.

    ResponderExcluir
  3. A.Carlos, estou aqui curtindo seu blog e estarei indicando para um amigo. O filho dele começou a estudar agora relações exteriores e vai gostar muito. Parabéns pelo blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Antonio Carlos, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e de agradecer pel ajuda que aqui encontrei. Estarei formado daquia há 5 anos, mas já pretendo desde já estudar para o CACD, mas encontrava dificuldades em montar um lano de estudo a longo prazo. E com as informações destes roteiros já deu pra traçar algumas metas.
    Por fim uma perguntinha: Quando vai sair o roteiro de Política Internacional? Pois este é de todos os assuntos o que mais tenho dúvidas quanto a achar uma bibliografia específica.
    Abraço.

    ResponderExcluir