Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Guerra de Secessão


A Guerra de Secessão ( Parte I )


A Guerra de Secessão, também conhecida por Guerra Civil Norte-Americana, constitui um capítulo de tamanha importância na História dos Estados Unidos que não é exagerado dizer que povoa o imaginário daquela grande Nação.
Focalizada de forma direta ou não, e por variados ângulos em tantos filmes – talvez o de maior sucesso ainda seja ‘E o vento levou’ – ou de renovados documentários, sua importância é tamanha que até desenhos animados – como do Pernalonga ou do Scooby-Doo - já se utilizaram da indumentária de soldados nortistas e sulistas, no que parece nos autorizar ao endosso de algumas observações de Eric Hobsbawm, historiador que considera a Guerra Civil e o Oeste como os temas mais profundos e eternos da História americana, localizados na cultura popular.
A Guerra durou efetivamente, de 1861 a 1865, com o ataque confederado em 12 de abril, ao Forte Sunter, considerado o início das hostilidades. Passados quatro anos, o Sul estava esgotado em seus recursos, e os confederados apresentam sua rendição a 09 de abril de 1865, quando o General Lee rende-se ao General Grant, em Appomattox Courthouse.
Na abordagem do tema que iremos desenvolver, tomaremos alguns cuidados, diretamente relacionados ao nosso interesse no concurso ao IRBr. A Guerra da Secessão encontra-se inserida no item 5 ( A Evolução política e econômica das Américas ) do programa de História Mundial Contemporânea. Nosso desafio maior será, dentre as obras mais representativas do sumário de obras sugeridas, tratar desse tema da maneira mais adequada. Ficarão de fora diversos aspectos factuais, que poderão ser complementados por algumas leituras adicionais, o que poderá ser feito mesmo em obras consideradas fora do programa, ou até mesmo por consulta a sites especializados.
Sugerindo que deixemos de lado a obra de E. Burns, passaremos a tratar de dois bons livros de autores também consagrados, que sem perder-se no torvelinho dos eventos, heróis, e da linguagem inadequada tanto quanto ultrapassada, abordam em termos bastante satisfatórios, o tema da Guerra da Secessão. Serei pragmático, e irei me utilizar largamente das obras de Paul Kennedy (Ascensão e Queda das Grandes Potências) e Eric J. Hobsbawm (A Era do Capital).
(Continua....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário