Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sexta-feira, 2 de abril de 2010

História Mundial: A Primeira Guerra Mundial


Com a postagem abaixo, iniciamos uma série voltada para pontos capitais do programa de História Mundial, os quais respondem por diversos temas do item 3.

As rivalidades coloniais, A Questão Balcânica, as causas da Primeira Guerra Mundial, os 14 pontos de Wilson e a Paz de Versalhes se incluem entre eles. Tratam-se de tópicos de História que emolduram o "curto século XX" segundo a conhecida definição de Eric Hobsbawm, e emprestam significado ao Segundo Grande Conflito Mundial, cujas consequências dividiam até bem pouco tempo, o Mundo em um condomínio reservado aos interesses de duas super potências hegemônicas. Ainda vivemos sob essa herança, e somos todos tributários destes eventos. Basta lembrar que apesar de tanta propaganda e ideologia sobre a globalização, o volume das trocas comerciais de 1913 - ano de relativa paz vivida imediatamente à Grande Guerra - foi suplantado somente em 1973.

2 comentários:

  1. Prezada Samara: tenha calma... O documentário será postado em partes. Há uma limitação para postagem de vídeos, que é de 100mb. Postarei uma série de documentários, quase todos em partes, por encontrar esta limitação. A 2ª parte já está chegando...Bom estudo para você. Antonio.

    ResponderExcluir