Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



domingo, 8 de agosto de 2010

Política Internacional (Sínteses de Livros da Bibliografia) Quinhentos Anos de Periferia (Parte X)


(Continuação...)

Samuel Pinheiro Guimarães esclarece que as cinco grandes tendências, a saber: 1. aceleração do progresso científico e tecnológico; 2. reorganização do sistema produtivo; 3. reorganização territorial; 4. concentração de poder; e, 5. reincorporação de áreas, têm efeitos radicais sobre a situação global dos fatores de produção, que como sabemos, são: a) trabalho; b) capital; c) recursos naturais; e, d)empresa – e sobre suas inter-relações. O autor foca sua atenção sobre as principais conseqüências no tocante a situação geral acerca do fator trabalho, nas quais se destacam: 1) a transformação da pirâmide demográfica; 2) os movimentos populacionais; 3) o desemprego estrutural; e, 4) a desvalorização do trabalho como atividade humana. Rápidas diminuições da taxa de mortalidade e reduções da taxa de natalidade, pelas técnicas de controle demográfico e valores sociais, completam o quadro: em um contexto dessa natureza, o autor observa uma ameaça a partir da redução abrupta da taxa de crescimento demográfico e do envelhecimento relativo da população, ameaças materializadas nas conseqüências sobre o sistema previdenciário, a situação fiscal dos Estados, e sobre a taxa de poupança.
As pressões migratórias da periferia para o centro, decorrentes de conflitos armados e da estagnação econômica, bem como a perspectiva de grandes migrações decorrentes da desintegração de Estados, são o segundo fenômeno que ameaça os mercados de trabalho no centro das estruturas hegemônicas, e ali, segundo Samuel Pinheiro Guimarães, geram tendências protecionistas e xenófobas. Fator de incotestável valor, é a aceleração do progresso tecnológico, especialmente na área da tecnologia da informação, que vem causando transformações radicais nos bens de capital e reorganizando a gestão empresarial. Não obstante, os efeitos sobre o mercado de trabalho, causados pelos rápidos e constantes avanços da microeletrônica e da tecnologia da informação têm tornado a unidade típica de produção industrial mais intensiva de capital, tem se apresentado de difícil assimilação.


(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário