Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sexta-feira, 27 de março de 2009

Roteiro de estudos de Geografia

Sugestão de Guia de Estudos para candidatos ao IRB (2ª Parte)
Geografia.
Olá, Pessoal. Esperando que as dicas de História do Brasil que acima esboçamos tenham sido úteis, voltamos com nossos apontamentos. Como não tenho formação em Geografia, meu desconforto é grande e minha fala poderá parecer coisa de impostor. Porém minha vontade de tentar é maior que o medo de errar, e claro, podemos contar sempre com a correção dos colegas de estudo. Então vamos ao que interessa.
Em primeiro lugar, continuo, como em História alertando para o fato da importância, tanto do guia de estudos, quanto das provas anteriores. É interessante o estudo acoplado às provas, o que vale dizer, o estudo realizado com o necessário aprofundamento para a realização das provas. Levando o estudo para este concurso mais a sério, pude constatar verdades mas também avaliações apressadas, encontradas em Blogs por aí. As mesmas recomendações e cuidados que acima foram expostos para a História, valem para a Geografia, pois trata-se de um concurso cujo grande conteúdo de matérias obriga ao método racional de estudo. A notícia boa é que um conhecimento de Geografia poderá ajudar a responder uma questão de Política Internacional. Veja a Prova de 2008. Lá existe uma questão que envolve compromissos internacionais do Brasil Para respondê-la, a bibliografia indicada para Política Internacional poderá não ser suficiente.
Vamos aos Livros. 1. O Manual do Candidato, “Geografia”, da Regina Célia Araújo, apesar de vários candidatos acharem fraco, parece um bom começo. Teve uma questão da prova deste ano que seria respondida somente com a leitura sobre a desconcentração das indústrias. Confira. (O manual está no site da FUNAG, e as provas no site da Cespe/Unb. Todos indicados na msg 146. Guardem estes endereços... Ou melhor, baixem para seus computadores antes que um iluminado deles lance mão, retirando o material de consulta do ar !); 2. O livrinho da Bertha Becker&Cláudio Egler parece até o momento, como leitura obrigatória, insubstituível: Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. A autora trabalha com o conceito de centro-periferia, realismo político, etc... . 3. Continente em chamas. Globalização e território na América Latina, org. pela Maria Laura Silveira será uma leitura compensadora (cada vizinho que o Brasil arruma...). 4. Então voltamos ao Brasil, onde a mesma Maria Laura Silveira aparece como organizadora de “Brasil, Território e Sociedade no Limiar do Século XXI. 5. Procure ler ainda: Por uma outra globalização, de Milton Santos ( a única obra do Milton Santos que sobrou no concurso!); Importante, caso sobre tempo, será ler 6. A ordem ambiental internacional, de Wagner Costa Ribeiro e a 7. Contribuição para a gestão da zona costeira do Brasil, do Antonio Carlos Robert Moraes, pois a Amazônia Azul e o Petróleo do Pré-Sal são a pauta do dia.
Boa sorte, coragem e bom estudo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário