Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sexta-feira, 27 de março de 2009

Roteiro de estudos de História Mundial

Roteiro de Estudos para candidatos ao IRB

História Mundial.

O guia de estudos e as provas anteriores balizam as escolhas. O estudo deve ser realizado com o necessário aprofundamento, como se não houvesse mais a oportunidade de consultar os livros antes da realização das provas.
1. O Manual do Candidato, de autoria do Prof. Paulo Fagundes Vizentini, “História Mundial Contemporânea (1776-1991), possui uma escrita agradável e fluída. Nem por isto o texto deixa a desejar, sendo bastante informativo. Porém somente sua leitura será insuficiente, pois ele não foi feito com o objetivo de esgotar o assunto, mas repetimos o que aqui já falamos,objetiva apontar caminhos. Deve ser lido sem que nos detenhamos muito.
2. Então poderemos passar para o texto de Paul Kennedy, Ascensão e Queda das Grandes Potências, lendo do cap 4 ao 8 ( para aqueles que apreciam, a tese do autor você encontra na Introdução da obra), sublinhando e fixando se possível de forma articulada a uma leitura de;
3. Michel Beaud, História do Capitalismo (de 1500 aos nossos dias), o texto é muito bom e o autor utiliza gráficos de extorsão de valor (entre classes no país, entre metrópoles e colônias, entre centro e periferia, muito fáceis de ficar na memória.
4. O longo século XX, de Giovanni Arrighi, aponta para as diversas “roupagens” assumidas pelo capitalismo, e servirá para dialogar com o texto de Beaud. De Arrighi, leia os capítulos 1 e 4.
5. Passemos às “Eras” do Hobsbawm. Seguindo a seqüência: 5.Era das Revoluções;
6.Era do Capital;
7.Era dos Impérios;
8.Era dos Extremos;
9.História da América Latina, do Halperin Donghi logo após a era das Revoluções e 10.Orientalismos do Edward W.Said (que retiraram da bibliografia), logo após a era dos Impérios. Após a era dos Extremos, procure ler a 11.História das Colonizações, do Marc Ferro (que também inexplicavelmente tiraram da bibliografia, mas continuo lendo!)

Inclusões futuras: um livro do prof José Flávio S. Saraiva, História das Relações Internacionais Contemporâneas, que não possuo, mas estou curioso para ler. A mesma coisa para o texto do Demétrio Magnoli, Relações Internacionais: teoria e história. Válido ainda – para dizer a verdade, muito válido – seria a História do Cone Sul, do prof. Amado Cervo.


Temas capitais

- Ajuste do foco em História da América Latina, especialmente Argentina e México ( Revolução Mexicana e Peronismo), além de Bolívia e Venezuela.
- Temas clássicos: Revolução Francesa, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, assuntos que estiveram presentes em todas as provas do Instituto até o presente (2007).

2 comentários:

  1. Antonio, você considera que é preciso esse nível de aprofundamento para História Geral? Eu estava pensando em ler muito menos, considerando que a ênfase é na história brasileira e que história geral só é cobrada no TPS.

    ResponderExcluir
  2. Pois, é cara Mayra, por este viés creio que você tem razão. O roteiro de estudos que preparei foi pensando em uma aprovação em 3 ou 4 anos. Como gosto de História, e considero a prova fechada muito capciosa, optei por uma preparação mais elaborada. "Fechar" em História, ajudará a subir a nota. Porém, existem outros fatores: observe as obras selecionadas, e garanto que elas não foram escolhidas ao acaso (rs,rs,rs) e veja se não ajudarão em Política Internacional, "Noções" de Economia e mesmo História do Brasil? Mas, repito, tratam-se de escolhas pessoais. Um abraço, e obrigado pelo comentário. Antonio.

    ResponderExcluir