Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 28 de março de 2009

Cursos Preparatórios: necessidade ou opção?

Você possui alguma experiência de estudo em cursos preparatórios de admissão ao Concurso de Ingresso ao Instituto Rio Branco? Gostaria de compartilhar conosco?

9 comentários:

  1. Acho uma grande perda de tempo e dinheiro...
    O importante é ler a bbl td, como já disse em debates anteriores.
    Cursinho é bom p/ quem lucra c/ eles.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado!!! Antes achava que serviam como fonte de inspiração, ou ainda, modo de se organizar nos estudos. Hoje vejo que isso também pode ser feito em blogs como este, só para citar um exemplo prático. Com o aumento da remuneração dos diplomatas, a indústria dos cursos especializados em concursos já está chegando com força nesta área, antes tão elitista e distante do meio "concurseiro comercial". Só não dá para estudar sozinho, conforme vi a opinião de um diplomata, Português, no que diz respeito a resolução de exercícios e explicação das respostas certas e erradas. Pode ajudar aulas de língua estrangeira também, para quem não é craque. Isso fora dos cursos especializados na área mesmo. Fora isso, não percamos dinheiro e tempo. As estatísticas favoráveis aos cursos mais caros não refletem uma relação de causalidade perfeita entre o que foi ensinado no curso e a aprovação dos candidatos. Para uma analogia oportuna, verificamos que no vestibular obviamente os alunos dos melhores colégios privados ganham a maior parte das vagas nos cursos de Medicina e Direito (os mais concorridos, em geral) das universidades públicas. Porém, o que favorece eles é a qualidade de ensino e acesso a internet, bons livros, boas bibliotecas, laboratórios, etc. Já num curso para concursos, a base de conhecimento nós que teremos que fazer, pois cursos preparatórios servem mais como guia de estudos e local para solução de dúvidas e prática de exercícios, do que propriamente "ensino". Assim como cursinhos pré-vestibular, voltando a analogia. Sem uma boa base, não tem cursinho pré-vestibular que faça qualquer um aprender o que não apredeu em anos de ensino primário e secundário. Da mesma forma ocorre com esses cursos para concursos. Eles não substituem a Universidade. Então o segredo é uma boa base de conhecimento e o preenchimento das lacunas restantes do nosso ensino com muito esforço pessoal. Outro exemplo, enquanto um concurso para auditor fiscal requer para um bom contador alguns meses de intenso e eficiente estudo. Para um mal contador ou um bom geógrafo pode requerer mais. Um concurso para diplomata requer para alguém com uma boa e ampla base em várias disciplinas correlatas ao concurso, a superação de centenas de lacunas originadas na Universidade e Escola. Essa superação pode levar, para os melhores geógrafos, historiadores, advogados, contadores, médicos, teólogos, linguistas, anos até de esforço, porquanto a própria Universidade tende a especialização do ensino. Ela incita o conhecimento especializado, não o universal. Não acredito que ninguém passe com menos de um ano de estudos intensos, pois são muitos livros para se ler, cada um tomando de dez dias a um mês de leitura, e não conheci ninguém que tenha lido mais do que metade deles na Universidade. Nisso os cursinho não podem fazer nada para ajudar, ou podem atrapalhar muitos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês.Inclusive a Miteruck possui a experiência como aluna em um dos cursos mais conceituados do Eixo Rio-São Paulo. Além do que foi colocado acima (dúvidas, resolução de exercícios,etc.) creio que eles fornecem uma "organização" forçada dos horários de estudo, mesmo a domicílio. Afinal, ninguém seriamente proposto a encarar um certame do naipe que é o CAD se sente confortável a assistir uma aula de macroeconomia sem ter consumido algumas horas diante do Mankiw ou de outro manual incontornável. Então se todos nós não estivermos redondamente enganados, o "gargalo" fica por conta dos cursos de Português e Línguas Estrangeiras. Apenas frisando um detalhe: antes de matricular-se, é bom estudar um pouquinho, pois em cursos de Língua Portuguesa, o ritmo costuma ser intenso. Mas oriente-se com alunos do curso, quanto à escolha do(a) professor(a). Há alguns anos, precisei fazer um curso específico de Língua Portuguesa em Belo Horizonte. Procurei um curso considerado sério. Porém, a professora, em sala de aula, arrebanhava alunos para aulas em grupos separados, em ambiente fora do curso. Para reforçar a idéia da necessidade das tais aulas em grupo, promovia uma correria no quadro. Para acompanhá-la, os alunos deveriam estar em um nível de excelência. Pura "picaretagem"! Troquei de professor, e a coisa melhorou muito. Acredito ainda que um razoável conhecimento gramatical das línguas estrangeiras poderá ajudar a acompanhar o curso.
    Sobre a bibliografia: Não acho que a gramática do Celso Cunha, indicada no Guia de Estudos, seja a ideal para este concurso. A que verifiquei na Biblioteca, nem exercícios continha. Fica aqui a indicação de uma gramática que me acompanha há muitos anos. "Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa", do José de Nicola e do Ulisses Infante. Editora Scipione. Nos distribuidores ou livrarias é possível conseguir ainda um caderno com as respostas dos exercícios. Há muitos exercícios de vestibulares e testes de revisão geral no final.
    Quanto aos horários de estudo, creio ser possível com muita disciplina e força de vontade, criá-los. No ano passado li, emprestado por um colega, um livro do William Douglas, e sistematizei seus métodos em anotações. Penso em digitá-las e diponibilizá-las aqui. Caso seja útil. Um abraço a todos, e vamos ao trabalho. Antonio.

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos! Pela primeira vez entro nesse blog, e parabenizo a iniciativa. Quanto ao tema em debate, penso o seguinte: estou agora fazendo, pela primeira vez, alguns módulos do cursinho Clio aqui em SP (História do Brasil e Política Internacional). Claro que os preços praticados por esse cursinho são abusivos, e claro que ele é, essencialmente, uma indústria lucrativa. Sempre desconfiei, por conta disso, desse tipo de cursinho preparatório, e sempre achei (continuo achando) que o essencial é a dedicação do estudante: não há nada que substitua o trabalho de leitura e estudo individual. Não obstante isso, estou gostando do cursinho. Acho que ele tem duas virtudes: 1) sendo extremamente pragmático (afinal, eles vendem um produto que deve, em princípio, mostrar-se eficiente), as aulas "esquematizam" o conteúdo, o que facilita a apreensão dos textos, e 2) também pelo pragmatismo, a bibliografia indicada parece ser bastante interessante e eficiente. Uma das coisas que me deixava neurótica no planejamento de estudos era a seleção da bibliografia, e acho que o cursinho promoveu uma boa seleção de textos, optando por artigos contidos em livros de coletâneas e, desse modo, otimizando a carga de leitura (já que encurtou o número de páginas a serem lidas, procurando manter os mesmos autores, ou pelo menos autores clássicos e bons). Enfim, acho que ele foi capaz de organizar uma bibliografia enxuta e boa, sem perder em profundidade. Caso vocês queiram, posso deixar a lista de textos de todas as disciplinas do Clio, que recebi como aluna (nesse caso, me informem como faço para enviar o arquivo). No semestre que vem, penso em fazer os módulos de Economia e Direito, e espero que goste deles também. Seja como for, tenho me surpreendido com o cursinho, mas continuo pensando que o essencial é a dedicação e o estudo individual. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, é um prazer tê-la conosco. Seja benvinda! Acho que o pessoal gostaria da sua gentileza em disponibilizar a bibliografia. Se elaa estiver em Word, ou mesmo em Acrobat, bastaria copiar/colar no seu comentário. Então, um bom estudo para você, e que o curso continue a empolgá-la, e que seja muito útil. Um grande abraço e apareça sempre. Antonio.

    ResponderExcluir
  6. Tentando ainda complementar, Maira. Caso tenha interesse, verifique nossos roteiros de estudo. Espero que as sugestões neles contidas lhe agradem e sejam úteis. Um bom domingo e bom estudo a todos. Antonio.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Antonio, acho que seria muito grande para eu colar aqui a bibliografia...são 20 páginas! Isso porque eu tenho um documento (em formato odt, do Open Office) que contém todos os textos de todas as disciplinas oferecidas pelo Clio, e penso que haveria interesse em postar tudo, não? Como eu faço: coloco por partes aqui mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mayra. Acredito que você poderá postar como um todo na parte referente a sugestões, ou então dividir por matérias, postando após cada roteiro de estudo respectivo. Agradecendo antecipadamente sua contribuição e boa vontade, Antonio.

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos. Eu também sou da opinião que um estudo com critério e disciplina é muito mais proveitoso. Não acredito (muito) em cursinhos. Nunca fiz nenhum. Segundo experiências de conhecidos e mesmo pelo que li em fóruns, acredito não estar errada quanto a isso.
    O importante é mesmo traçar um objetivo e ter dedicação.
    O que é legal, também, nesse "mundo globalizado", termos a tecnologia a nosso favor e podermos partilhar nossos conhecimentos e experiências em espaços como este.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir