Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo Dirigido: normas e temas




Sobre os Estudos Dirigidos

Para participar:

Passo 1 – Associe-se. Basta clicar na caixa seguidores, a palavra seguir. Aparecerão opções para login. É tudo auto-explicativo.

Passo 2 – as inscrições serão recebidas via e-mail: estudosdiplomaticos@gmail.com São gratuitas, como todo material postado no Blog. Deverão conter o primeiro Nome, principal titulação acadêmica, nome que aparece como seguidor do Blog (somente seguidores participam, portanto se não encontra-se como seguidor do Blog, associe-se) e Cidade/UF de origem. Serão desconsiderados e estarão sujeitos a serem apagados qualquer comentários de não inscritos no Estudo Dirigido.

Formato sugerido para o texto do e-mail, visando facilitar o meu trabalho:

Ex: “ Leonardo / Bacharel em Administração / Leo / Taubaté-SP”

Desejo participar do ED de Noções de Economia”, ou “Desejo participar do ED de Política Internacional”, ou ainda “Desejo participar dos ED de Noções de Economia e de Política Internacional


AS INSCRIÇÕES SERÃO RECEBIDAS DE 01 A 09 DE ABRIL. MESMO QUE VOCÊ TENHA PASSADO ALGUMA MENSAGEM ANTERIORMENTE, REMETA NOVAMENTE A SUA SOLICITAÇÃO, POR GENTILEZA NO FORMATO ACIMA.


A confirmação das inscrições seguirá por e-mail.

Estudo Dirigido de Noções de Economia:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
....................................
Macroeconomia: 2.1. Contabilidade Nacional. Os conceitos de Produto e Renda interna, Produto e Renda Nacional, Renda Disponível Bruta, Poupança Bruta Doméstica e capacidade ou necessidade de Financiamento Externo. Conceitos e cálculo do Déficit Público. A Conta de Balanço de Pagamentos: estrutura e cálculo do resultado do balanço. Números Índices. Deflator Implícito e Índices de Preço ao Consumidor.
....................................

Leitura Básica: MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Capítulos 23, Medindo a Renda Nacional; Cap 24, Medindo o Custo de Vida; Cap 25, Produção e Crescimento.

Materiais de Apoio: 1. Vídeo-Aulas nº 4,5 e 6 (ver marcadores vídeo-aula noções de economia) postadas nos meses de dezembro 2009 e janeiro 2010;
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.

Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
1) Leitura dos textos;
2) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos conceitos e das operações referidas no item 2.1 reproduzido acima.


Estudo Dirigido de Política Internacional:
(Itens constantes do Guia de Estudos 2010)
..........
5. A política externa norte-americana e relações com o Brasil.
..........


Leitura Básica: PECEQUILO, Cristina Soreanu. A Política Externa dos Estados Unidos.Porto Alegre: UFRGs, 2003. Leitura da obra completa.

Materiais de Apoio: 1. CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007. Cap 9. Brasil e Estados Unidos: a parceria estratégica.
2. Textos em formato PDF, remetidos oportunamente, por e-mail.

Atividades para os meses de abril, maio e junho de 2010:
3) Leitura dos textos;
4) Realizar apontamentos com vistas ao entendimento dos fundamentos da ação internacional dos Estados Unidos, buscando conhecer os objetivos que sempre estiveram presentes na agenda dos formuladores da política externa norte-americana. Identificar os elementos do padrão histórico Norte-Americano. Analisar as relações bilaterais mantidas entre Brasil e Estados Unidos com ênfase no período compreendido entre 1930 e 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário