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sexta-feira, 12 de março de 2010

Sobre o Estudo Dirigido.



Algumas palavras sobre o Estudo Dirigido

O Estudo Dirigido faz parte das Metodologias e Recursos de Ensino. Assim como a Aula Expositiva (enquanto tradicional comunicação verbal estruturada), a Aula Expositiva Dialógica (utilizada como forma de estimular o pensamento) e o Seminário (entendido como o estudo de um tema, normalmente em grupo, sob a coordenação de um especialista ou autoridade no assunto), o Estudo Dirigido possui objetivos bastante específicos.
Alguns desses objetivos seriam: 1. A provocação crítica a respeito do que a realidade indica, onde deve ser buscada na leitura os fundamentos necessários à explicação e compreensão das questões levantadas; 2. O aprofundamento do conteúdo do texto didático para além das informações superficiais e da mera opinião; 3. A busca de uma conexão entre o texto didático e seu contexto, vinculando também ao contexto do autor e do leitor, no sentido de propiciar a leitura polissêmica, vale dizer, proporcionar um processo de significação; 4. O desenvolvimento da reflexão, da criticidade e da criatividade; 5. A capacitação à leitura de textos didáticos necessários à sua instrumentalização.
Sob tais parâmetros, o livro didático acaba por tornar-se o eixo em torno do qual gira o processo ensino-aprendizagem, principal recurso de quem assume o papel de tutor; o livro didático servirá então como um guia da sua ação docente.
Alguns princípios norteiam a preparação do Estudo Dirigido. Entre eles avultam em importância, os seguintes: 1. A complexidade do texto, devendo-se compreender aquilo que se lê; 2. A qualidade do material escrito, para que possa ser usado com competência; 3. O terceiro princípio deverá articular o princípio 1. ao princípio 2., ou seja, os materiais de leitura devem ser potencialmente significativos para quem participa do estudo dirigido; 4. A atualização responde pelo último dos princípios, e na seleção dos materiais escritos como apoio à instrumentalização cultural deve-se evitar textos ou livros didáticos já ultrapassados e fora do contexto atual.
Feito isto, se passa à etapa de elaboração do roteiro propriamente dito, onde são especificadas as orientações gerais e flexíveis para que aqueles que participam do estudo possam realizar as atividades propostas, efetivando seu diálogo com o texto. O roteiro compreende então um momento individualizado e um momento socializado. Se no momento individualizado ficam eleitas atividades como a leitura global e atenta do material escrito (diálogo com o texto, onde são sublinhadas e extraídas as idéias centrais do texto, destacadas as partes que compõem o texto, esquematização do texto, assinalando-o com chaves ou setas para facilitar a articulação das idéias e o registro de notas e observações, busca do entendimento dos conceitos, formulação mesmo dos conceitos, etc...), as tarefas propostas para o trabalho socializado devem girar em torno da retomada da tese central contida no texto, mas de forma questionadora, crítica, para que se consiga compreender e interpretar os problemas importantes que foram levantados. Deve sobretudo, haver espaço tanto para o conflito intelectual, quanto para a descoberta das implicações sociais e políticas contidas no texto. Este momento costuma ter como ponto culminante uma síntese, ou seja, o estabelecimento das relações existentes entre as idéias centrais e as idéias secundárias. A síntese final é registrada necessariamente por escrito, pois o ato de ler é considerado incompleto, sem o ato de escrever.

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