Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 20 de março de 2010

Resultado da 2ª Enquete



Terminada a nossa 2ª Enquete, apuramos as disciplinas que, segundo nossos leitores votantes, apresentam maiores dificuldades no TPS ao CAD. Não foi grande a surpresa em constatar que 44% dos votos apontam Noções de Economia como a disciplina que exige mais do candidato. Em seguimento, foi assinalada a Política Internacional com 33%; e, esta sim, uma estatística que nos surpreende, pois a História Mundial computou 22% dos votos! Outra surpresa foi Português, normalmente considerada pelo senso comum como a prova que apresenta maior dificuldade na 2ª etapa, apontou para o TPS somente 11% dos votos, juntamente com Noções de Direito, este compreensível, pois apesar de seus aspectos dogmáticos, é exigido no TPS sob a forma de questões objetivas.



Iremos conciliar as dificuldades apontadas acima, com as preferências sugeridas na 1ª enquete, no que será preparado um cronograma, respeitando o material disponível para as postagens. Penso inicialmente em realizar estas tarefas da seguinte forma:
1. Para Noções de Direito (11% da 2ª enquete) utilizarei Vídeo-Aulas (28% da 1ª enquete) , sobretudo de Direito Internacional Público, complementadas por questões de múltipla escolha (7% da 1ª enquete)
2. Para Língua Portuguesa (11% da 2ª enquete) novas Vídeo-Aulas (28% da 1ª enquete), combinadas com questões de concurso, priorizando questões objetivas elaboradas pelo CESPE (7% da 1ª enquete).
3. História Mundial (22% da 2ª enquete) contará com Sínteses da Bibliografia, tanto resenhas, quanto pequenos artigos (28% da 1ª enquete) e Vídeo-Aulas (também 28% da 1ª enquete). Eventualmente utilizarei questões de múltipla escolha (7% da 1ª enquete), também privilegiando questões elaboradas pelo CESPE.
4. Para a Política Internacional (33% da 2ª enquete) iremos nos valer tanto de Estudos Dirigidos (34% da 1ª enquete) - e em breve colocarei as regras para esta atividade, que deverá contar com a participação de um número mínimo de leitores - para que venha se tornar realmente um Estudo Dirigido - quanto de Vídeo-Aulas e Sínteses (28% da 1ª enquete)da Bibliografia Oficial do Concurso.
5. Noções de Economia (44% da 2ª enquete) receberá Estudos Dirigidos (34% da 1ª enquete), Sínteses da Bibliografia Oficial (28% da 1ª enquete) e Questões de Múltipla Escolha (7% da 1ª enquete). Caso desejem Vídeo-Aulas de Noções de Economia, sugiro que acessem via marcadores o Curso postado neste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário