Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobre o nosso Estudo Dirigido: algumas palavras necessárias

Há alguns dias postamos certa matéria que discorria sobre o Estudo Dirigido, Metodologia e Recurso de Ensino que nossos leitores votantes escolheram em nossa 1ª enquete. Pelo que foi levantado, vale dizer, pelo extrato que postei sobre tal técnica de ensino, julgo ter revelado não ser esta forma de Metodologia algo que combine com a passividade daqueles que se propõem a participar. Quando relacionei o Estudo Dirigido como uma das opções da 1ª enquete, e vi este alcançar a preferência dos votantes, percebi a necessidade de expor em termos propriamente técnicos o que entendo por Estudo Dirigido. Quem ainda possuir dúvidas, sugiro que retorne à matéria mencionada, acessando o marcador "técnicas de estudo".

O Estudo Dirigido, como escrevemos dias atrás, possui objetivos bastante específicos, que não podem ser atingidos sem a participação ativa de todos. Utilizaremos inicialmente temas do Programa contidos no Guia de Estudos versão 2.010, onde foram selecionadas em 2ª enquete, as disciplinas Noções de Economia e Política Internacional.

Passos:

1.Designado um tema, o que será feito em razão da sua relevância (considerada a constância que é exigido no Concurso), passam a ser selecionadas obras integrantes da Bibliografia Oficial do CAD, relacionadas no Guia de Estudos 2.010. Afinal, se o livro didático deverá tornar-se o eixo em torno do qual gira o processo ensino-aprendizagem, não obstante sua complexidade, devemos nos ater no tocante à qualidade do material escrito, garantido a priori pela Bibliografia Oficial . Caso seja desejo participar do Estudo Dirigido, as inscrições serão recebidas via e-mail: estudosdiplomaticos@gmail.com São gratuitas, como todo material postado no Blog. Deverão conter o primeiro Nome, principal titulação acadêmica, nome que aparece como seguidor do Blog (somente seguidores participam, portanto se não encontra-se como seguidor do Blog, associe-se) e Cidade de origem. Serão desconsiderados e estarão sujeitos a serem apagados qualquer comentários de não inscritos no Estudo Dirigido.
2. Desenvolver o tema, a partir de um roteiro elaborado, em constante diálogo com o texto. Porém, e isto é muito importante, o roteiro compreenderá um momento individualizado e um momento socializado, o que quer dizer que aquilo que for produzido por cada um, deverá ser postado no espaço reservado aos comentários do Blog.
3. Decorrido o tempo necessário à tarefa, o qual poderemos negociar, passamos à discussão, com dias e horários pré-determinados.
4. Caso não ocorram postagens referentes ao item 2. ,ou seja, caso os colegas não queiram socializar seu aprendizado, considerarei que o Estudo Dirigido em questão não alcançou seus objetivos, no que abortarei o tema, passando ao próximo dos temas selecionados.
5. Será mantido contato durante todo o tempo pelo e-mail estudosdiplomaticos@gmail.com
Então, pessoal, encontra-se aberto o espaço para as manifestações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário