Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 27 de março de 2010

1 Ano de Atividades !


Hoje é o nosso Aniversário! E Você Leitor, é um convidado de honra da nossa Festa! Nosso Blog começou há exatamente um ano, e meio por acaso. Não gostava muito, e acho que continuo não gostando de certos aspectos da Internet. Mensagens trocadas em "Internetês", que sob a desculpa de poupar tempo, "assassinam" a Língua Portuguesa, um dos nossos Patrimônios Culturais; Pessoas sob codinome; Mentiras; Fraudes; e Agressões, realizadas quase que invariavelmente, sob a capa de uma proteção que sabemos não ser nada protetora. Aproveitando brechas nos cada vez mais raros momentos de lazer, vasculhando a "Rede" encontrei certo Forum hospedado em um site voltado para Concursos. A idéia de ingresso na carreira diplomática era muito antiga, e andava meio adormecida na rotina profissional e acadêmica, no vasto leque de compromissos de trabalho e de interesses intelectuais às vezes difusos. Minhas comunicações no Forum até conseguiram ajudar inicialmente algumas pessoas, porém na medida em que iam sendo solicitadas, eram sistematicamente apagadas - isso mesmo - por aqueles que possuíam os meios de fazê-lo... Então a solução para continuar com aquele tipo de atividade foi encontrada no estabelecimento deste espaço virtual. O espaço deveria ser democrático, respeitoso, honesto, e além disto, possuir consistência teórica, pois estaria voltado para expectativas alheias muito sérias: a aprovação no Concurso de Admissão à Diplomacia, o "CAD". O resto desta história, pontilhada por muito sacrifício e respeito a todos, vocês já sabem. Os acessos aos nossos materiais crescem a cada dia, e nosso contador de visitas demonstra isto diariamente. E este espaço, nunca é demais repetir, é seu! Inscreva-se e venha participar gratuitamente de todas as nossas atividades. Alguém já escreveu que "O sonho que sonhamos juntos, torna-se mais fácil de ser realizado". Com um abraço a todos. Antonio Carlos.

2 comentários:

  1. Como já lhe disse, Antônio, meus parabéns pelo excelente blog!
    Como você, sou docente na área de História e o sonho da carreira diplomática era isso: um sonho, perdido em meio a tantos interesses acadêmicos e a correria que só quem é professor (e eu dei aula em todos os níveis) conhece.
    Quando comecei minha preparação, que ainda é muito modesta, logo encontrei seu blog, sua boa vontade, sua generosidade, e sua delicadeza em auxiliar colegas, perdidos nesse país tão grande, em conquistar algo novo para suas vidas.
    Como já disseram vários homens sábios, o importante é o caminhar. Queremos, sim, um ótimo resultado no CACD; mas o caminho, as descobertas, o coleguismo, são coisas preciosas que guardo, agora, em meu coração.
    Alguém de sua terra canta mensagens muito bonitas; e um dia ele cantou: "Quero falar de uma coisa/ Adivinha onde ela anda/ Deve estar dentro do peito/ Ou caminha pelo ar/ Pode estar aqui do lado/ Bem mais perto que pensamos", e porque ele cantou, assim se fez.
    Obrigada pelo apoio! Faço votos de sucesso, paz e saúde.

    Com um abraço sempre campineiro,

    Paula Vermeersch

    ResponderExcluir
  2. Agradeço suas amáveis e generosas palavras.Retribuo seus votos e aguardemos que com o trabalho, tudo venha a se realizar. Com um afetuoso abraço, Antonio Carlos

    ResponderExcluir