Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



domingo, 28 de março de 2010

Curso de Espanhol

Por enquanto, ou seja, até o CAD/2010, os conhecimentos do idioma espanhol tem sido objeto de aferição na Quarta Fase. O Mercosul, as Relações Bilaterais com os países de língua hispânica (e estamos literalmente "cercados" por eles), ou mesmo o apelo pelo conhecimento da língua nativa mais falada nas Américas e segunda língua nativa mais falada no Mundo, poderão mudar este quadro de exigências em um futuro talvez, muito próximo. No entanto, como sempre escrevo, o compromisso do Estudos Diplomáticos é com o TPS. O Espanhol virá depois...

Contudo, he,he...postarei uma curta vídeo-aula do habla América. Aguardarei as avaliações, via comentários. Caso se torne interessante, o que vale dizer, caso venham a se manifestar, via comentários favoravelmente a novas vídeo-aulas, postarei as seguintes.

5 comentários:

  1. Vídeo excelente!Mesmo o espanhol sendo uma preocupação quartenária,acho importante incluir esta matéria na sistemática de estudos.Principalmente naqueles momentos em que nos saturamos das matérias comuns.Acho temerário deixar para estudar em cima da hora.Um abraço!E obrigada por compartilhar a cultura e o saber.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Angerlanny. Seja benvinda ao Blog. O Estudos Diplomáticos é seu. Tomei a liberdade de ler o seu currículo, e achei muito interessante. Parece ter facilidade para o aprendizado de Línguas Estrangeiras, e isto é muito bom. Mesmo que outros seguidores do Blog não venham demonstrar interesse pelo Curso de Espanhol, o que vou aguardar alguns dias para que aconteça, poderei mandar para você o curso "zipado". Mas vamos aguardar as manifestações, pois a característica deste Blog é a universalização do conhecimento segundo o interesse coletivo. Um abraço e obrigado pelas palavras amáveis e incentivadoras. Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Eeu percebi que as pessoas não mostraram o apreço que o espanhol merece no CAC e fico triste pois provavelmente você não postará o resto das aulas aqui.
    Mas eu gostaria de receber eles zipados como você ofereceu acima ao Angerlanny, eu ficaria muito grato.
    o Meu email é thuzaum@gmail.com, eu nao sei como funciona esse login, por isso estou colocando meu email aqui. Hoje é meu primeiro comentário aqui, e tambem me inscrevi nos estudos dirigidos.
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Arthur. Uma das marcas características deste espaço é a liberdade de escolha. Aqui ninguém é obrigado a fazer nada que não queira, mantidos os valores da respeitosa convivência. Na verdade, a proposta do Blog é criar certo vínculo com aqueles que se propõem ao ingresso ao Instituto Rio Branco, proporcionando um mínimo de orientação para os candidatos que se encontram fora dos "cursinhos". Porém, este auxílio é referido ao TPS, o qual não inclui - ainda - o Espanhol. É parcialmente justificado dessa forma o aparente desinteresse demonstrado pelos visitantes do Blog em relação ao aprendizado do Espanhol. Aguardarei mais alguns dias.Não me encontro impedido de disponibilizar por e-mail os materiais, um dos motivoa pelo quais o endereço eletrônico foi criado. Lembro ainda que poderei, apesar disto, realizar postagens do mencionado curso, caso me decida ser realmente necessário. Finalizando, aludo à motivação de fundo para a criação deste espaço, pois acho interessante ressaltar isto, é justamente a cooperação dos interessados no ingresso à carreira diplomática.Trata-se de um concurso que exige muito do candidato, e muitas vezes o desânimo pode tomar conta até dos mais resistentes. Interagir, cooperar, exprimir em termos didáticos o que sabe não reduz a chance do candidato, antes reelabora sua base epistemológica possibilitando ( acho que Piaget concordaria com isto ) novos patamares de assimilação do conhecimento. Um abraço! Antonio.

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio Carlos.

    Quero parabenizá-lo por este espaço com tanto material de qualidade para o concurso do IRBr. Eu estudo para este concurso há 2 anos e, apesar de já ter encontrado muito material na internet, só no seu blog encontrei vídeos como o seminário sobre as bilaterais BRA-ALE. Muito bom!

    Quero também contribuir com o blog, pois tenho alguns livros (em .pdf) da bibliografia sugerida p/ o concurso. Devo enviá-los p/ o estudosdiplomaticos@gmail.com, certo?

    Gostaria ainda de receber o Curso de Espanhol zipado, se possível.

    Grande abraço.

    Ciro Mecenas

    ResponderExcluir