Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 16 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional.

Porque conhecer o significado dos conceitos? Qual a importância de saber guiar-se pelas Teorias da Política Internacional? Joseph S. Nye Jr., renomado autor que alia a Teoria do Acadêmico - cunhou o termo "soft power", que trataremos posteriormente, com a prática da Chancelaria, pois serviu por vários anos no Departamento de Estado e Defesa dos Estados Unidos, defende o uso da teoria, aliada à prática. De certa forma, justifica o autor, mesmo aqueles homens que se apresentam como "práticos", infensos a teorias, utilizam meio que inadvertidamente, teorias que foram assimiladas em algum momento da sua experiência de vida. Da mesma forma, a prática profissional de Nye no Departamento de Estado parece ter fortalecido nele a convicção de que por mais academicamente realista, liberal, ou construtivista que alguém se apresente, na hora da "ação", acabará - como o autor confessa - utilizando-se dos diversos paradigmas oferecidos por estas "escolas". Estes vídeos são uma produção da TV Senado. O primeiro trata de conceitos como Sociedade Internacional, Atores Internacionais e Sistemas Internacionais.

video

Este vídeo apresenta os conceitos de forças profundas, potência e hegemonia. São de grande interesse, porém não esgotam o assunto, pois o objetivo é de mera divulgação, para um público culto, porém amplo e leigo. A qualidade do trabalho é boa, além de contar com a participação do Professor da UNB Amado Cervo e do Diplomata de Carreira Paulo Roberto de Almeida.

video

Na postagem a seguir, começamos a tecer alguns comentários sobre alguns destes conceitos, acrescentando outros novos, pertinentes ao nosso estudo, com o cuidado de utilizar a Bibliografia sugerida no CAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário