Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional - V




Sombra do Futuro: ainda que sob a metáfora do jogo, a sombra do futuro remete também à estratégia do “olho por olho”, ou seja, diante da possibilidade de continuar o jogo com o adversário por um longo período, a tendência é que passem a ser acatadas com maior facilidade as regras da cooperação.

Equilíbrio de Poder: é um dos conceitos usados com maior freqüência na Política Internacional, e também um dos mais confusos, pois usado de forma vaga para justificar ou significar vários tipos de coisas. Inicialmente pode se dizer que o equilíbrio de poder entre os Estados não preserva a paz, mas sua independência e o sistema anárquico dos Estados separados, onde nem todos os Estados por sua vez serão preservados. A expressão equilíbrio de poder refere-se comumente a pelo menos três coisas diferentes:
- equilíbrio como distribuição de poder: onde as mudanças em uma distribuição desigual de poder entre Estados líderes pode ser um fator de guerra ou instabilidade;
- equilíbrio de poder como política: os Estados podem tentar equilibrar o poder unilateralmente, desenvolvendo armamentos ou formando alianças com outros países , cujos recursos de poder ajudem a equilibrar o “maioral’; e,
- equilíbrio de poder como sistema multipolar: encontra-se intimamente relacionado ao conceito de alianças. O equilíbrio de poder nessa acepção requer um número de países que sigam um conjunto de regras do jogo que são geralmente compreendidas.

Alianças: são acordos formais e informais que os Estados soberanos fazem uns com os outros para garantir sua segurança mútua. As alianças militares, são tradicionalmente, pontos centrais da Política Internacional. De acordo com Adam Watson, as alianças proporcionam uma forma de ordem ao que seria um sistema não coeso ao coordenar, e assim modificar o comportamento de seus membros: aspecto do que o sistema europeu chamou raison d’etat.

(Continua...)

Um comentário:

  1. Eu juro que faço de tudo pra entender,ao que se refere a questão de politicas internacionais resumidamente trata-se de cooperação no meio politico,união de paises para entrar em uma consonância diante de certa situação ( desde que mantenha firme o maioral ),equilibrio multipolar onde há regras objetivas a ser seguidas por outros paises =( eu gostaria de entender a formalidade desse texto,minha mente anda muito louca ultimamente :/

    ResponderExcluir