Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 16 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional - Parte II.

Conceitos Fundamentais em Política Internacional

Política Internacional – A definição corrente de política internacional refere-se a um Sistema onde Estados territoriais praticam relações na ausência de uma soberania comum, entre entidades sem nenhum governante superior, noção que encontra seu arcabouço teórico e histórico na Paz de Westfália (1648), concluída ao término da Guerra dos Trinta anos na Europa.










Sistemas Políticos Internacionais – São caracterizados por uma menor centralização e menor tangebilidade. O sistema internacional é o padrão de relacionamentos entre os Estados, sendo que o padrão como um todo é sempre considerado maior do que a soma das partes, o que vale dizer a soma das partes ou seus elementos fundamentais: os protagonistas, os instrumentos e as metas.
Os sistema político pode levar a conseqüências que os protagonistas não pretendiam originalmente. A distribuição de poder entre os Estados em um Sistema Internacional ajuda-nos a fazer previsões sobre determinados aspectos do comportamento dos Estados. Uma vez que os Estados vizinhos têm mais contato e pontos de atrito potenciais, fica fortalecida a tendência do padrão de alianças como em um tabuleiro de xadrez, padrão que sempre pôde ser encontrado nos sistemas anárquicos. Para Joseph Nye Jr., o padrão do tabuleiro de xadrez baseado no preceito segundo o qual “o inimigo de meu inimigo é meu amigo”, é uma velha tradição da Geopolítica que nos ajuda a fazer previsões convenientes em uma situação anárquica. Os sistemas podem ser unipolares (onde exista um poder hegemônico), bipolares (dois grandes protagonistas), e multipolares ou de poder disperso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário