Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 16 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional - Parte III



Conceitos de Protagonistas, Metas e Instrumentos: base para teorizar sobre a Política Internacional.
Protagonistas: na visão realista tradicional, lembra Joseph Nye, os únicos protagonistas importantes são os grandes Estados. Com efeito, os Estados são os grandes protagonistas na Política Internacional do momento, mas não têm o palco só para si, pois as coisas mudaram.
Protagonistas não estatais, como grandes corporações multinacionais, passaram a controlar mais recursos econômicos do que muitas nações-estados. Grandes instituições intergovernamentais com a ONU, ou outras menores (Liga Árabe, OPEP, etc...), assim como Organizações Não Governamentais (Cruz Vermelha, Anistia Internacional, etc...), grupos étnicos transnacionais (curdos, armênios, etc...), movimentos religiosos internacionais que transitam pela política, mas também grupos terroristas, cartéis de drogas e organizações mafiosas que transcendem as fronteiras nacionais, geralmente dividindo seus recursos entre vários Estados integram o elenco dos protagonistas transnacionais.
Metas: tradicionalmente, a meta dominante dos Estados em um Sistema anárquico é a segurança militar. Atualizadas, estas metas abrangem na Política Internacional contemporânea também a segurança econômica, a contenção do tráfico de drogas e a disseminação da AIDs ou as mudanças ecológicas. Os interesses da política internacional tornam-se mais complexos, com direitos humanitários e humanos sendo elevados a uma maior importância, e a segurança individual humana assume lugar preponderante à segurança dos Estados, na abordagem de alguns importantes analistas da Política Internacional.
Os Instrumentos: na perspectiva realista, a força militar é apresentada como o único instrumento que realmente importa. Embora a força continue sendo um instrumento decisivo na Política Internacional, Joseph Nye anota que não é mais o único instrumento. O uso da interdependência econômica, das comunicações, das instituições internacionais e dos protagonistas transnacionais às vezes desempenha um papel mais significativo do que a força. A atual Política Internacional é mais complexa.

Aspectos do Sistema: A estrutura e o Processo.
Estrutura: A estrutura , assim como o processo, é um dos aspectos pertencentes ao sistema. A estrutura de um sistema refere-se à sua distribuição de poder. A estrutura poderá, assim como o processo, variar, porém suas mudanças são mais lentas que no processo. A análise política observa a estrutura do sistema internacional para prever o comportamento dos Estados e sua propensão à Guerra.
Processo: o processo de um sistema internacional é determinado por três elementos: 1) sua estrutura; 2) o contexto cultural e institucional que cerca a estrutura e determina os incentivos, capacitando os Estados para a cooperação, e 3) se os Estados são revolucionários ou moderados em suas metas e seus instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário