Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional - VI




Poder Brando (soft power): o conceito de poder brando, criado por Joseph Nye, surgiu segundo o próprio autor, para distinguir o poder de atrair e persuadir, do poder de coagir e corromper. O poder brando refere-se a uma maneira conciliadora ou indireta de exercer o poder. Nessa perspectiva, um país seria capaz de alcançar seus resultados desejados no mundo da política, porque outros países querem imitá-lo ou concordam com um sistema que produza tais efeitos. O poder brando pode repousar em recursos como a atração de suas idéias, estabelecendo estas na política mundial e atraindo outros. Esta capacidade de estabelecer preferências tende a estar associada com recursos de poder intangíveis como a cultura, a ideologia e as instituições, fatores que costumam ser enfatizados pelos contrutivistas.

Poder Duro (hard power): esta forma de poder refere-se ao uso da força, dos recursos de poder, basicamente usando capacidade de natureza militar direta, ou mesmo pela dissuasão que esta possa representar, com o objetivo de alcançar as próprias propostas e metas, afetando os outros Estados para obter os resultados desejados. O poder duro é geralmente mais importante nas regiões em industrialização e pré-industriais do mundo.

(- Acima a foto do Prof. Joseph S. Nye Jr.)
(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário