Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Política Internacional: Conceitos Fundamentais em Política Internacional - IV



Dilema de Segurança: a noção de dilema de segurança encontra-se imbricada com os efeitos de uma organização anárquica e a ausência de um governo superior, ou seja, duas das características essenciais da política internacional. O dilema ocorre quando um Estado promove uma ação independente para aumentar a sua segurança, no que acaba em face dessa ação, por tornar todos os outros Estados mais inseguros. Nisto, aqueles Estados que se sentem ameaçados podem vir a aumentar a sua força, para proteger-se do primeiro. O resultado dessas ações é que os esforços independentes de cada um para aumentar a própria força e segurança tornam a todos os envolvidos, mais inseguros.

Inevitabilidade: o conceito de inevitabilidade é uma crença na iminência de um acontecimento, onde se depara com um contendor em um cenário de “jogo”, e onde a estratégia fica tendente ao “olho por olho, dente por dente”, variando entre a mentira ou o blefe e a cooperação. Na política internacional a idéia de inevitabilidade é corrosiva, pois quando se acredita que a guerra é inevitável, entende-se que se está envolvendo a própria sobrevivência, o que significaria a última jogada. Caso se suspeite que o oponente está mentindo quanto ao desejo de cooperar, fica aberta a janela para o conflito, dando-se o último movimento do “jogo”. Os dilemas de segurança tornam as guerras altamente prováveis.

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário