Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Novos Manuais disponibilizados pela FUNAG

Olá! Vasculhar constantemente o site da FUNAG é uma prática de sobrevivência. Há novos Manuais do Candidato para Política Internacional, de autoria da Cristina Pecequilo, e de Geografia, cuja autora é nada mais, nada menos que a DrªBertha K. Becker.


À primeira visada, o que mudou? Começando pelo Manual de Política Internacional, o plano da obra procura seguir de forma mais objetiva, o Programa do Concurso, contido no Guia de Estudos. Não desmerecendo, é claro o Manual anterior, do Prof. Demétrio Magnoli. A Dra Cristina Pecequilo é a autora de outra obra indicada pelo Guia, a Política Externa dos Estados Unidos, obra que relacionamos em nosso Roteiro para o estudo de Política Internacional. Foi a sua tese de Doutorado. Já lida e fichada (em papel, é claro. Já falei que sou do tempo da máquina de escrever...rs.), e que prometo disponibilizar de forma sintética neste Blog, quando puder digitá-la. Ao que interessa: é recomendável que façam o download o quanto antes desse Manual e divulguem entre seus colegas de estudo. Olha lá, hein? Nada de ficar entesourando o material, ele é para ser divulgado. Afinal de contas, com quem você debaterá no estudo para a prova? Não é melhor disponibilizar do que cair no desânimo?

As mesmas impressões do Manual de Política Internacional servem para comentar o destinado à Geografia. Bertha Becker dispensa comentários: autora de diversas obras de referência na sua área de atuação, tem em co-autoria com Cláudio Egler o livro Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Obra mantida por muitos anos entre a Bibliografia sugerida para o CAD. Continuará sendo mantida? Também foi lida e fichada ( é claro que foi em papel, e escrito em garranchos praticamente indecifráveis...)e assim que puder digitá-la, disponibilizo a síntese. O novo Manual procura seguir pontos que o antigo não tratava. Talvez por isto o antigo Manual seja tão criticado. Porém sugiro que não o descartem. O endereço eletrônico www://funag.gov.br
Um abraço a todos, sejam felizes, façam seus comentários, e bons estudos!

4 comentários:

  1. Bom dia, professor. Sou o Renan, espírita, professor de história, amante da filosofia estóica e admirador eterno do nosso compatriota o Barão do Rio Branco e de seu pai, o Visconde. Como estudante, há poucos dias ainda me questionava o que faria depois do término da minha graduação daqui a 3 anos. O mais provável é que seria professor de História do Brasil e da política antiga greco-romana, pelas quais nutro uma incomensurável paixão. Mas, um dia, sentado na varanda de minha casa, pensei o seguinte: por que não estudar história fazendo história, assim como o Barão. Aí me veio uma vontade de dedicar a minha vida servindo à nação brasileira como político internacional. Sabia que antes de me tornar um diplomata precisaria passar por uma avaliação nacional, mas não sabia qual. Pesquisei na internet e encontrei o site da Funag, depois o site do Cespe e, neste, o guia de estudos para o concurso e as provas anteriores. Busquei quem me auxiliasse nesta empreitada. Encontrei amigos universitários que me auxiliaram e amigos diplomatas que dedicaram um pouco de seu tempo a esta minha vontade de conhecer o certame. Quis mais. Procurei e encontrei este seu site tão bem formulado. Agora me sinto satisfeito. Gostaria de, se for possível, contribuir da melhor maneira possível com este sítio com observações, dicas, anotações e discussões dos livros a que me dedico. Eu, como estudante sempre disciplinado, tive êxito nas provas pelas quais passei, e não desisto até encontrar a melhor maneira de fazer render o meu trabalho. Ainda sou ignorante de algumas matérias como direito internacional e economia, mas, pelo que pude estudar nesta semana nos Manuais, vejo que não é "grego para brasileiros". Vou começar meus estudos no dia 1º de fevereiro e, desde então, vou postando, com a sua permissão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renan. Não precisa me chamar de professor, mas de Antonio Carlos ou Antonio. Nós professores, como você deve saber, principalmente os de História, não somos muito chegados a títulos. Seja benvindo a este espaço e participe quando quiser e puder, pois o espaço é destinado a todos nós que almejamos o Instituto Rio Branco. E como o Concurso é de alta complexidade e grandes exigências, acrescento, por minha conta, que mais do que ser "gênio" exige-se do candidato a persistência e a disciplina, concorda? Há uma matéria logo no início do Blog, que trata do 'Barão', homem que sabemos, era de grande erudição. Um abraço e fique à vontade no Estudos Diplomáticos. Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Claro, Antônio, como quiser.
    Elaborei um plano de estudos com toda dedicação. Segui este plano com afinco em todas as etapas da minha vida que requeriam determinação e envolvimento direto com o objetivo almejado. Sei que as pessoas têm sua própria maneira de estudar, mas talvez este as ajude a rever seus pontos. Agradeço a você, Antonio, por este espaço. Vi seu apelo para que as pessoas participem. Pode contar comigo.

    Plano de estudos.
    Durante o meu estudo para o CACD, que está previsto para começar dia 1º de fevereiro - ainda estou veraneando em Floripa, mas volto amanhã à Itapema, cidade em que resido - pretendo seguir duas listas bibliográficas: a do próprio guia do estudante e a do curso Clio, tendo este aprovado o maior número de pessoas que ingressaram como Terceiros Secretários no IRBr nos últimos anos. Alguns diplomatas me sugeriram alguns livros que estão fora destas listas, mas devido à grande quantidade de obras e a minha pouca disponibilidade de tempo, pois estudo e trabalho, poderei ler ou não estas indicações.
    Devo ler um livro de cada vez com a atenção que cada obra merece, começando pelos tópicos iniciais sempre indo adiante. Obviamente os livros vão ser fichados por mim e os artigos interessantes baixados em meu computador. Os arquivos vão ser enviados para quem quiser lê-los. Aqui no blog só vou colocar os pontos cruciais de cada tópico.
    Os conflitos e mudanças ocorrem diariamente, geralmente como resultado de um passado. Para estarmos bem informado sobre as políticas nacional e internacional, a leitura diária dos principais jornais e revistas é fundamental. Também, aqui no blog, com a permissão de nosso moderador, vou disponibilizar os sites que acessarei e cada artigo que eu ler.
    Cada passo meu será aqui exposto. Quero que todos saibam de onde vim e pra onde vou. O caminho é árduo, mas a vitória é certeira.
    O auxílio é bem-vindo e necessário.

    Método de Estudo
    Vou usar o método que eu sempre utilizei para estudar determinado assunto para uma prova. Baseio-me na revisão e concordo que esta é a mãe de todo aprendizado.
    Leio em média 25 páginas de um determinado assunto, sublinhando e fichando os principais pontos. Ao retomar o assunto leio o fichamento anterior. Faço isto até ler 3 vezes o mesmo fichamento. Depois de um mês retomo esta mesma ficha. Com isso retenho o máximo que posso de cada tópico.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu método de Estudo, Renan. O Renato Godinho, acho que o nome é este, Terceiro-Secretário tem um Blog e defende esta forma de fixação dos conteúdos. Acho este método, em particular para concursos como o CAD, de grande exigência e volume de conhecimentos, contando com provas abertas e de bibliografia "sugerida", muito correto e objetivo. Participe sempre. Depois que você concluir, poderei postar como matéria do Blog, com os créditos para você. Dará maior visibilidade aos leitores. Um abraço, Antonio.

    ResponderExcluir