Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nova fase no Blog



Vivemos uma nova fase neste Blog. Novos materiais foram selecionados, e estou analisando a melhor forma de postá-los. Foi boa a troca de experiências, o contato com os leitores e colaboradores deste espaço. Reitero que o espaço é de todos nós. Por isto, nunca é demais o convite para realizar comentários, abandonar a passividade, ampliar a troca de idéias. Fiquem à vontade! Tive reforçada a idéia que os chamados “cursinhos” não são tão decisivos assim. Há muito oportunismo no meio, com cursos de baixa qualidade, a Bibliografia é desconcertante e acho até que passada a barreira do Teste de Pré-Seleção, com uma boa orientação, as chances do candidato aumentam muito. Parece haver um consenso entre aqueles que começando a preparar-se para o CAD, defrontam-se com as inúmeras, porém transponíveis barreiras: a aprovação possivelmente não virá no primeiro concurso. Na grande maioria das vezes não virá no segundo, mas quem sabe no terceiro concurso? Creio que o problema é não perder o foco. Entre as várias disciplinas, diversas estratégias. Algumas destas estratégias consideradas possíveis, constituem o objeto desta comunicação, pois esboçam nosso roteiro de postagens para 2010.
Começando pelo que considero a grande “pedreira”, Língua Portuguesa. Lembro que quando comecei a pensar de forma mais séria em tentar ingresso no IRBr, procurei uma professora de Português, Licenciada em Letras, vizinha e amiga, pensando em tomar-lhe algumas aulas que seriam remuneradas, Após olhar o programa, ela disse com a sinceridade que sempre esperei dela e dos colegas: " - Olha, Antonio, este concurso exige preparação muito específica e de alta complexidade. É melhor procurar alguém mais direcionado para isto”. Como discordar? Os cursinhos voltados para concursos públicos, que verifiquei, são organizados para preparar candidatos para provas como as do TPS. Então creio ser exeqüível, encontrando-se de posse de vídeo-aulas, realizar uma preparação a domicílio. Você poderá, assim como eu, repetir quantas vezes quiser a explicação do professor, sem que o colega da carteira do lado ameace perder a calma... As vídeo-aulas disponibilizadas são voltadas para o “Português Jurídico”. Agora serão disponibilizadas novas vídeo-aulas, com a novidade que haverão exercícios, e muitos. Tudo com gabarito.
Língua Inglesa: vamos terminar as postagens das vídeo-aulas, que acho muito boas, mas também disponibilizar exercícios, visando o TPS. Posteriormente penso em apresentar um outro curso, porém ainda estou avaliando a relevância desta contribuição.
Geografia: após tanto ouvir indicações, e em virtude disto ter adquirido o “Projeto de Ensino de Geografia”, Geral e do Brasil, do Demétrio Magnoli, livros muito bons, mas voltados para o ensino secundário, e de haver descoberto falhas, ou omissões entre o Programa do Guia de Estudos e a Bibliografia que ele sugere (pois fui lendo os livros indicados), penso se não é despropositado assistir e disponibilizar também vídeo-aulas de Geografia, em nível secundário. E tudo com exercícios e gabaritos. Estou inclinado a fazer isto, e quase convencido que o resultado poderá ser bom.
História do Brasil: consegui diversas vídeo-aulas, algumas de qualidade apenas mediana, mas nada muito comprometedor. Exercícios completam o quadro de propostas.
Política Internacional: vou disponibilizar algo que andei lendo e fichando, porém terei que ser bastante seletivo, pois o material foi anotado a caneta e não tenho muito tempo para ficar digitando. Serão então pequenas sínteses ou quadros e exercícios propostos.
História Mundial: é um programa muito amplo. Criar textos baseados em tópicos, e utilizando a Bibliografia sugerida, como fiz em relação à Guerra Civil Norte-Americana (veja postagens anteriores), demanda muito tempo. Mas acho que consigo selecionar alguns temas de maior relevo, mapas, quadros explicativos e questões propostas. Alguns documentários poderão ser postados, respeitado o limite de 100 mb.

Noções de Direito e Direito Internacional Público: como já postei um curso completo de Direito Constitucional, será preciso realizar algumas postagens voltadas para o Direito Internacional. Serão propostos ainda diversos exercícios, de Direito constitucional e Internacional, e tudo com gabarito.

Noções de Economia: com as vídeo-aulas que postei, acho que podemos completar com exercícios tomados do Mankiw, e das provas anteriores. Economia Brasileira, com sínteses e quadros construídos a partir de “A Ordem do Progresso”, poderão completar as postagens desta disciplina.
E isto para 2010! Opine! Pois se você acompanha com freqüência este Blog, as escolhas envolvem seus planos também... Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário