Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sobre Cursos Preparatórios


Aberta uma nova "temporada de caça" dos cursinhos aos candidatos ao IRBr. As formas como isto ocorre, melhor dizendo a maneira pela qual os cursinhos preparatórios chegam aos possíveis candidatos à matrícula são bastante invasivas: e-mails pessoais, e-mails de Blogs, malas diretas, anúncios que o Google se encarrega de selecionar para espaços como o nosso ( e neste caso específico, abrimos parêntese e lembramos da política deste Blog de trilhar o caminho da ética: somente clique naqueles anúncios que realmente interessar a você, ainda que eles possam vir a gerar alguma receita para este humilde Blog ), apenas para ficar nestes exemplos. Em 28 de março de 2009, portanto há quase um ano (clique no marcador abaixo) promovi uma consulta aos nossos colegas de estudo. Naquela oportunidade, vários seguidores fizeram a exposição de suas experiências e opiniões balizadas. A conclusão, digamos, praticamente um consenso, seria que os Cursos Preparatórios podem direcionar as leituras, servir como facilitadores do conhecimento, poupar tempo da preparação, e assim fazendo, organizar a vida do candidato. Àquela época também foi levantado por uma colega, que os cursinhos haviam descoberto um novo nicho, juntamente com concursos públicos mais consagrados, para engrossar ainda mais as suas receitas. Já começam a aparecer rankings de melhores cursos, etc... Então pergunto: se a situação for mesmo como defende a propaganda dos tais cursos preparatórios, como ficam aqueles que se encontram longe de Cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, que agregam os cursos, até aonde estou informado, mais conhecidos? Como Professor, ou seja, enquanto mercado de trabalho, e mesmo tendo direcionado a minha formação para o ensino universitário, necessariamente tenho que entender tais cursos, incluindo os pré-vestibulares, como uma fatia a mais no mercado de trabalho. Um local em potencial para o aumento da renda familiar, em caso de necessidade. Analisando porém de forma crítica, como profissional de Educação e Cidadão, minhas convicções me obrigam a ir em direção contrária aos argumentos contidos na propaganda invasiva dos cursinhos. Alegações, acenadas como vantagens, por tais propagandas chegam a sugerir que Diplomatas envolvidos com tais cursos trazem dividendos, por ter conhecimento da Banca, das mudanças que tal Banca estaria proposta a fazer, etc... muito antes que fosse dada qualquer publicidade, termo que aqui emprego na qualidade de princípio constitucional que qualquer ato da Administração Pública deve guardar. Ora, uma situação desse tipo, caso venha a ocorrer, caracteriza vazamento de informações que seriam privilegiadas, deslegitima Bancas, e no limite, desmoralizaria todo o Concurso.
Para finalizar, reitero minha opinião expressada há quase um ano, reformulando porém algumas posições que um ano de estudo e contatos deste Blog produziram: 1. O Curso Preparatório poderá atuar favoravelmente no sentido de disciplinar seu tempo de estudo, fazer as divisões por matéria de forma mais equilibrada, porém não individualizada. 2. Professores com boa bagagem e interessados, podem realmente atuar como facilitadores de estudo. 3. Simulados poderão auxiliar como promotores de um estímulo para a competição, atributo que quando utilizado de forma adequada, vale dizer, não doentia, pode acarretar dividendos nas provas do concurso. 4. A maior parte disto tudo, vale principalmente para o TPS! As outras fases exigem uma bagagem intelectual e esforço pessoal do candidato que nenhum curso que eu conheça ou tenha ouvido falar, poderá oferecer. Portanto, sem ilusões! ( E se você acha que precisa realmente de tais cursinhos, ao menos para o TPS, e puder pagar seus preços relativamente elevados, não faça como o marinheiro da gravura acima, negando-se à rendição e afundando junto com seu navio! )
P.S. Porém...irei disponibilizar em breve, uma sugestão de quadro horário para estudos, visando o TPS. A flexibilidade parece ser o grande desafio destes planejamentos, e isto é adequado de forma individual. A disciplina para manter o planejamento vivo, também. Igualmente encontra-se em nosso plano, simulados e estudos dirigidos. Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário