Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Novos Roteiros de Estudo em Preparação


Um Planejamento bem realizado, aquele que alia a visão de futuro, reunindo os meios disponíveis adequados, e que se utiliza da disciplina e da flexibilidade na execução, não é atividade apenas de grandes empresas ou aparatos estatais.
Como boa parte dos nossos leitores percebe na prática do dia comum, até uma ida mal planejada ao supermercado pode trazer consequências danosas. O que podemos dizer da caminhada daqueles que se propõem conquistar a aprovação para ingresso no IRBr?

Muitos dos nossos leitores já conhecem, e creio que alguns até utilizam dos roteiros que disponibilizamos no ano passado (ver marcador abaixo). Roteiros de estudo são basicamente feitos sob medida, pois partem do grau de conhecimento que se possui e busca no futuro, atingir uma meta estabelecida, que em nosso caso, é a aprovação no Concurso. Nesta perspectiva, os roteiros que preparei há alguns meses objetivavam sanar os muitos óbices que se colocavam entre aquilo que domino, ou seja, algumas matérias, e o programa integral do concurso, observado o alto nível da sua cobrança. Então fui organizando as disciplinas que mais conhecia, até me deparar com Noções de Direito, Português, etc... . Esclareço no entanto duas coisas: - A primeira delas é que os roteiros, por tudo que já escrevi acima, não são "trilhos", mas "trilhas", ou "picadas na selva", se preferirem. Assim foram pensados, e disponibilizados para domínio público, visando sobretudo aqueles que se encontram fora dos cursinhos. Poderão portanto ser modificados, a gosto do freguês.
A segunda observação refere-se à validade desses roteiros. Continuo achando todos eles bastante exequíveis, de forma geral. E quando digo de forma geral, me refiro a um tipo ideal "weberiano": o candidato ao IRBr que não domina diversas das disciplinas exigidas no Concurso. São roteiros equilibrados, mas que visam, e isto é muito importante esclarecer, chegar ao TPS em condições de atingir a nota mínima necessária. Então, nas outras fases, como já escrevi anteriormente, dependerá do interesse, do recurso tempo-qualidade que é importantíssimo, e é claro do talento de cada um.
Então vocês devem estar se perguntando: - porque alterar roteiros que ainda se sustentam, que ainda se apresentam como eficientes? Entendam como um aperfeiçoamento, à luz de leituras realizadas, acesso a novas obras, etc...
Mas outro aspecto importante que provocou mudança de rumo nos roteiros encontra-se relacionado com certa dificuldade de acesso ao material. Isto se revelou na medida em que fui recebendo e-mails e comentários após postagens. Então revi meu planejamento para o Blog, e resolvi disponibilizar vídeo-aulas voltadas para o Programa do Concurso. Este foi o caso das vídeo-aulas de Gramática e de Inglês, que não se encontravam previstas, inicialmente. Democratizar o conhecimento é minha forma de fazer "ação afirmativa", pois assim negros, brancos, vermelhos, "verdes", "roxos" e até Ets., desde que nascidos em solo pátrio (extra-terrestres nascidos no Brasil, rs.), e dispostos a assimilar os conhecimentos necessários, para poder contribuir dentro do Corpo Diplomático - ocupação onde os elevados ideais realmente contam - para o sucesso e o crescimento de um País que não deve ser dividido pela cor da pele. Somos todos miscigenados e irmãos. É assim que penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário