Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Roteiro de Estudo 2010: Geografia


Geografia:

A importância da consulta ao Guia de Estudos, coadjuvado pelas provas anteriores é o cuidado inicial para uma boa preparação. E isto, é óbvio, vale para todas as disciplinas. O conhecimento da Geografia está na moda, e para a utilização pragmática por parte dos agentes do Estado, vale dizer em termos de Geopolítica e de Planejamento Estratégico do Estado Nacional torna-se ferramenta gerencial de máximo valor.
Vamos aos Textos: 1. O Manual do Candidato, “Geografia”, da Profª Bertha K. Becker substitui o antigo escrito pela Profª Regina Célia Araújo. Este novo manual, disponível no site da FUNAG, passa a ser a primeira leitura indicada para trilhar os assuntos exigidos no Guia de Estudos. O Manual antigo poderá ser utilizado, pois apesar de vários candidatos entenderem ser pouco apropriado, tem boa escrita, e contou com o aval do Instituto à época da sua edição. Não convém desprezá-lo. Guarde-o, caso o possua, e selecione as leituras que achar que necessita. Será escolha singular, pessoal, de foro íntimo. Quanto ao novo Manual, parece ter sido escrito realmente como um Guia seguro para a primeira leitura, o primeiro contato com a matéria, pois trata de todos os títulos do Programa, na mesma ordem que aparecem no Guia de Estudos. No entanto, como a própria FUNAG esclarece nas páginas iniciais dos seus Manuais, o conteúdo dos mesmos por si só não habilitam o candidato à aprovação.
2. Novamente um texto da Bertha Becker, escrito em parceria com Cláudio Egler: Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. 3. Continente em chamas. Globalização e território na América Latina, org. pela Maria Laura Silveira continua a ser leitura altamente recomendável. 4. A mesma Maria Laura Silveira aparece como organizadora de “Brasil, Território e Sociedade no Limiar do Século XXI. 5. Por uma outra globalização, do saudoso Milton Santos, o Rei da Geografia Crítica. Se quiserem ler apenas a síntese, sugiro que leiam, na falta de coisa melhor, a que preparei e disponibilizei neste Blog, no ano passado. 6. A Ordem Ambiental Internacional, de Wagner Costa Ribeiro. Um assunto sempre em pauta. Onde queremos trabalhar no futuro não há espaço para acríticos ou ingênuos. A Ordem Ambiental Internacional, cuja síntese também disponibilizamos em nosso Blog, nos ajudará a pensar nesta questão. 7. Incontornável, é a leitura de O Corpo da Pátria, do Demétrio Magnoli. A fina astúcia dos portugueses (complementada pelas avançadas meridionais dos bandeirantes), e claro, o trabalho dos homens do Império e o Barão do Rio Branco, já na República, consolidando ganhos territoriais. Imperdível; e, 8. Completando nossa listagem, sugiro o volume organizado por Derek Gregory, Ron Martin e Graham Smith: Geografia Humana, sociedade, espaço e ciência social, cap. 1,2,4 e 8.
Penso em disponibilizar partes da síntese que fiz para alguns capítulos, mas vou esperar o final da nossa Enquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário