Sejam Benvindos ao Blog Estudos Diplomáticos !

Este espaço foi criado para reunir conhecimentos acadêmicos e informações relacionadas ao Concurso para ingresso no Instituto Rio Branco.



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Política Internacional: Grandes Fóruns da Sociedade Internacional Européia e Global - V (1ª Parte)



Teerã, Yalta e Potsdam: os acordos para uma sociedade bipolar (1944 – 1945) – com o final da devastação experimentada pela 2ª Guerra Mundial, os vencedores defrontaram-se com duas questões de grande importância em termos de ordem mundial:
1. Reagir às pressões desconhecidas de um sistema reformulado que os colocava numa situação mais difícil do que antes;
2. As instituições e as regras deveriam ser dadas à nova sociedade internacional que deixara de ser eurocêntrica.
O Congresso realizado ao fim daquele grande conflito, materializado nas Conferências de Yalta, Teerã e Potsdam guardava nítida diferença entre aqueles que tradicionalmente se seguiram às grandes guerras gerais do Sistema Europeu de Estados; naquelas ocasiões, como é sabido, estadistas de potências vitoriosas e derrotadas entendiam que estavam revisando as regras e instituições de uma sociedade internacional, mantida unida por valores comuns, e por uma civilização comum. Agora, os vencedores eram duas superpotências: uma Rússia soviética muito arrasada pela guerra, e os Estados Unidos que assumiram o lugar da Grã-Bretanha no sistema.
(Continua...)

2 comentários:

  1. Oi Antonio Carlos!
    Gostei muito da qualidade do blog. Pretendo contribuir com algum material útil. Entrarei em contato. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raquel. Agradeço a sua avaliação. Sei que o nosso Blog tem muito a melhorar, para que consiga atingir seu objetivo: disponibilizar material didático, formar grupos de estudo, e reduzir a distância para os candidatos que estejam realmente interessados em ingressar no IRBr. É tarefa que espero fazer com o auxílio deste universo de interessados. Guardar para si o que sabe, como tantos pensam em fazer, nem sempre é uma boa escolha. O debate, a exposição de idéias funciona como um reforço para o aprendizado. Então espero você e a todos que assim queiram, com um abraço! Antonio.

    ResponderExcluir